26 Caldas Novas
  • quarta, 03 de junho de 2020 as 12:57h

GO: EM RIO VERDE, SHOPPINGS, CAMELÓDROMO E RESTAURANTES PODEM REABRIR A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA

A Prefeitura de Rio Verde, no sudoeste do estado, publicou, na segunda-feira (18), notas técnicas permitindo a reabertura de shoppings, restaurantes e camelódromos. A medida passa a valer a partir desta quarta-feira (20). No entanto, esses segmentos só poderão funcionar desde que cumpram medidas de prevenção estabelecidas contra o coronavírus.

As notas técnicas determinam que todos os estabelecimentos devem exigir o uso de máscaras tanto para funcionários quanto clientes, distanciamento de dois metros entre as pessoas, higienização das mãos com álcool gel ou 70% líquido na entrada, além de manter os espaços arejados e disponibilizar um tapete umedecido em solução de hipoclorito de sódio a 1%.
Ainda de acordo com as notas técnicas, os funcionários que apresentarem febre ou outros sintomas da Covid-19 devem ser imediatamente afastados do trabalho, retornando somente quando não apresentarem mais qualquer tipo de sintoma.

Medidas específicas
 
Para cada segmento liberado, há determinações específicas. No caso dos shoppings, as lojas só podem receber 30% da capacidade de clientes. Cinemas e espaços para crianças devem permanecer fechados, e os bebedouros coletivos devem ser desativados. A praça de alimentação, por sua vez, terá limite de 50% de ocupação, mantendo uma distância de dois metros entre as mesas.

Ainda de acordo com as notas técnicas, os restaurantes devem funcionar, preferencialmente, com sistema à la carte, isto é, com pedidos individuais feitos por cada cliente, que pode ficar no local por até uma hora. Quem optar por refeições self-service só pode permanecer no restaurante por 30 minutos.

Cada mesa poderá ter, no máximo, dois clientes, com exceção para pessoas da mesma família, que podem ocupar uma mesa para quatro pessoas. Os horários de funcionamento serão das 11h às 14h e das 19h até as 23h. Os restaurantes deverão disponibilizar pia com sabão para os clientes higienizarem as mãos, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal.

Os restaurantes dos camelódromos deverão ter duas pessoas por mesa, podendo o número subir a quatro no caso de grupo da mesma família. As filas deverão ter demarcação de 1,5 metro de distância para evitar proximidade entre os clientes. Além disso, os camelódromos deverão disponibilizar locais para higienização das mãos, além de intensificar a limpeza das superfícies e espaços.

Por Lis Lopes, Murielle Silva e Romero Rezende, G1 GO e TV Anhanguera

Foto: Prefeitura de Rio Verde/Divulgação

Mais Notícias

Mais Vistos

Cidades

GO: HOMEM COBRE COM COBERTOR MORADOR DE RUA...