26 Caldas Novas
  • quinta, 02 de abril de 2020 as 01:02h

Estudos dizem que um certo consumo diário de castanhas podem ajudar a controlar o ganho de peso

Neste sábado (10/11), será apresentado dois estudos americanos em um evento científico da Associação Americana do Coração, em Chicago, mostrando que o consumo diário de castanhas ajuda a controlar o peso e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Na primeira pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, os participantes eram acompanhados a cada quatro anos para avaliar o ganho de peso. Entre os que consumiam diariamente uma porção de algum tipo de castanha, o risco de engordar e de se tornar obeso foi menor. Foi definida como ‘porção ideal’ o consumo de duas colheres de sopa do produto.

O mesmo resultado foi observado entre aqueles que trocaram uma refeição de carne vermelha ou batatas fritas ou uma sobremesa pelo consumo da porção de castanhas.

"As pessoas geralmente olham as castanhas como alimentos com alto nível de gorduras e calorias e hesitam em considerá-las como um lanche saudável, mas elas estão, de fato, anexas a menor ganho de peso", declarou, em comunicado à imprensa Xiaoran Liu, uma das autoras do estudo e pesquisadora do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.

“No geral, cada indivíduo ganha cerca de meio quilo por ano após atingir a idade adulta e que, embora isso possa parecer pouco, faz diferença ao longo dos anos.”, destacou a especialista.

Já no outro estudo, conduzido pela Universidade de San Diego e focado nos benefícios da castanha-do-pará, os pesquisadores constataram que o alimento também ajuda a controlar o ganho de peso e prevenir doenças cardiovasculares por aumentar a sensação de saciedade e auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue, assim prevenindo o diabetes.

Por: Verônica Alves

Mais Notícias

Mais Vistos

Saúde

CORONAVÍRUS: BRASIL CONTABILIZA 244 MORTES