11/08/2022 às 16h41min - Atualizada em 12/08/2022 às 00h00min

Casa de Frans Krajcberg é destruída pela prefeitura de Nova Viçosa

O artista, falecido há 5 anos, deixou em testamento os bens, inclusive o acervo e a casa, para o estado da Bahia, responsável pela administração e preservação do legado artístico.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-08/casa-de-frans-krajcberg-e-destruida-pela-prefeitura-de-nova-vicosa
A casa do artista polonês Frans Krajcberg, radicado em Nova Viçosa, na Bahia, foi parcialmente demolida pela prefeitura da cidade. O artista, falecido há 5 anos, deixou em testamento os bens, inclusive o acervo e a casa, para o estado da Bahia, responsável pela administração e preservação do legado artístico.
 

Entretanto, no início da semana, o poder municipal ocupou a área com máquinas, iniciando a demolição do imóvel. Segundo a Procuradoria Geral da Bahia, a ação é ilegal, descumprindo decisão recente do juiz substituto da Comarca de Nova Viçosa, Renan Moreira.

 

Após a polícia ter comparecido ao local, a empresa retornou à área nessa quarta-feira. A demolição teve que ser interrompida mais uma vez após uma segunda ação policial. A Procuradoria Geral da Bahia informou que vai tomar medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

 

De acordo com João Carlos Oliveira, diretor do IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia, a demolição foi um ato “de força” e “unilateral”, que demonstra a falta de interesse do poder municipal com a preservação histórica, não só do artista, mas da cidade.

 

O acervo de Frans Krajcberg, administrado pelo IPAC, é composto por mais de 48 mil itens, e inclui esculturas, gravuras, fotografias, pinturas e objetos pessoais. As obras são famosas pelo uso de troncos e raízes recolhidas do desmatamento e de queimadas.

 

Entramos em contato com a Prefeitura de Nova Viçosa, mas não tivemos resposta sobre os motivos da demolição, nem sobre o diálogo com o poder estadual.


Cultura São Luís (MA) 11/08/2022 - 16:41 Nádia Faggiani / GT Passos Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional Casa Artista Frans Krajcberg Nova Viçosa Bahia quinta-feira, 11 Agosto, 2022 - 16:41 119:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-08/casa-de-frans-krajcberg-e-destruida-pela-prefeitura-de-nova-vicosa

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.