12/08/2022 às 16h22min - Atualizada em 12/08/2022 às 16h22min

Resende confirma primeiro caso de varíola dos macacos; paciente é homem, de 33 anos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele está em isolamento em casa e passa bem. Caso é acompanhado por profissionais de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Resende (RJ) confirmou no início da noite desta quinta-feira (11) o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos na cidade. As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura.
 
O paciente é um homem, de 33 anos. Ele está em isolamento em casa e passa bem. O caso é acompanhado por profissionais de saúde da rede municipal. 
A prefeitura pede para que, em caso de sintomas (febre, dor de cabeça, mal-estar, cansaço e lesões na pele ou mucosas), o morador procure imediatamente uma unidade de saúde. Até a noite desta quinta-feira, Resende tinha sete casos notificados: um confirmado, quatro em análise e dois descartados.

Cidade já estava em alerta

Na última terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde de Resende divulgou uma recomendação para que gestantes, lactantes e puérperas usem máscaras de proteção contra a doença. Também é recomendado o uso de preservativo em todos os tipos de relações sexuais (oral, vaginal, anal).
 
A orientação segue uma nota técnica do Ministério da Saúde divulgada no dia 1º de agosto. De forma preventiva, a Secretaria de Saúde já vinha realizando treinamentos para os profissionais de saúde, que são a linha de frente diante dos primeiros cuidados com infectados.
 
Todas as recomendações do Ministério da Saúde são encaminhadas para os profissionais de saúde que atuam em hospitais e unidades de saúde de referência do município, para que possíveis casos que surjam na cidade sejam devidamente identificados.
 

"O município hoje é capaz de fazer o exame e detectar a doença aqui mesmo, seguindo com os cuidados até o momento direcionados pelas autoridades em saúde do país. A saúde pública de Resende continua atenta e monitora a evolução da doença. No quadro atual, a varíola dos macacos recebe muita atenção e estamos nos reunindo constantemente para debater as atualizações. Tendo dito isso, a atenção maior deve ser pelos grupos de gestantes, puérperas e lactantes, que formam um público mais vulnerável à transmissão", disse o secretário municipal de Saúde, Jayme Neto.

 
O que é a varíola dos macacos?
 
A varíola dos macacos é uma doença causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família (poxvírus) e gênero (ortopoxvírus) da varíola humana. A varíola humana, no entanto, foi erradicada do mundo em 1980, e era muito mais letal.
 
A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama, independentemente da orientação sexual de quem está infectado.
 
A doença costuma causar os seguintes sintomas iniciais:
  • febre
  • dor de cabeça
  • dores musculares
  • dor nas costas
  • gânglios (linfonodos) inchados
  • calafrios
  • exaustão
Dentro de um a três dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
 
Nos últimos tempos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de letalidade da varíola dos macacos foi de cerca de 3% a 6%; para a varíola humana maior, já erradicada, esse percentual chegava a 30%.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.