17/08/2022 às 11h16min - Atualizada em 17/08/2022 às 11h16min

Partidos lançam cinco vezes mais candidatos a governador homens que mulheres em 2022

Cargo foi o que teve maior diferença entre gêneros. Apesar de representarem 51% da população do país, mulheres são apenas 33% do total das candidaturas para as eleições deste ano.

Por Marina Pinhoni, g1 — São Paulo
Partidos lançam cinco vezes mais candidatos a governador homens que mulheres em 2022 — Foto: Reprodução/EPTV
O número de candidaturas de homens para o cargo de governador é cinco vezes maior do que o de mulheres nas eleições de 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O cargo foi o que apresentou maior diferença entre os gêneros na disputa deste ano. Dos 223 registros de candidatos para o governo dos estados, 185 são de homens e 38 são de mulheres.

Do total das 28.288 candidaturas apresentadas para todos os cargos, 67% são de homens (18.866) e 33% são de mulheres (9.415).

O número geral deste ano é bem próximo do mínimo exigido pela legislação, que estipula cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos. Ou seja, embora as mulheres representem 51% da população do país, segundo o IBGE, apenas três em cada dez candidaturas são femininas.

 
O segundo cargo com maior disparidade entre os gêneros é o de senador: 179 (76%) são homens e 55 (24%) são mulheres.

Já os cargos com menor diferença entre os gêneros são o de vice-presidente, com 7 representantes homens e 5 mulheres; e o de vice-governador, com 134 (60%) homens e 89 (40%) mulheres.

A análise considera os pedidos de registro de candidatura apresentados à Justiça Eleitoral até esta segunda-feira (15), prazo final para a inscrição. Os valores ainda podem sofrer pequenas alterações, à medida que as últimas fichas sejam inseridas no sistema.


Diferença entre eleições

Embora o número de candidatas tenha sido o maior das últimas eleições gerais, o percentual de candidaturas femininas cresceu apenas um ponto percentual em relação à disputa de 2018: saindo de 32% para 33% do total.

Desde 1997, a lei eleitoral brasileira exige que os partidos e as coligações respeitem a cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as assembleias legislativas e as câmaras municipais.

Para a cientista política Maria do Socorro Braga, apesar da criação de regras específicas e de campanhas oficiais de incentivo à participação feminina na política, a representatividade ainda avança a passos lentos.

 
"Não houve grande avanço. Era para termos um número bem maior de mulheres agora, mas o que temos observado é uma tendência de continuidade. Diante desse quadro de aumento de apenas 1 [ponto percentual] de apresentação das candidaturas, a expectativa é que também não aumente o percentual daquelas que conseguirão se eleger", diz a professora.
 
"Infelizmente, a gente vai precisar de mais tempo para que essas regras passem a fazer efeito no total de candidatas com condições boas de desempenho."

Quais cargos tiveram mais variação

Embora o percentual geral de candidatas tenha sofrido pouca mudança em relação a eleições anteriores, alguns cargos apresentam variação mais significativa.

O principal exemplo é a Presidência da República. Em 2018, dos 14 candidatos que concorreram, apenas 2 eram mulheres. Já neste ano, 4 dos 12 candidatos são mulheres.

Para o cargo de senador, também houve avanço maior das mulheres: passaram de 18% das candidaturas em 2018 para 24% em 2022.

"Temos ainda um grande fosso entre o número de candidatos e candidatas, mas houve avanço para alguns cargos. Está na cara que os partidos estão apostando nesses cargos de senador, governador e presidente também por uma questão do dinheiro que vem para essas candidaturas. Mas os partidos são fundamentais nesse processo de construção", diz Maria do Socorro Braga.






Fonte:https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/eleicao-em-numeros/noticia/2022/08/17/partidos-lancam-cinco-vezes-mais-candidatos-a-governador-homens-que-mulheres-em-2022.ghtml
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.