22/08/2022 às 17h24min - Atualizada em 22/08/2022 às 17h24min

Prefeitura do Rio completa uma semana sem os serviços após ataque hacker

O sistema sofreu um ataque hacker no dia 15 de agosto e ainda não há previsão de quando serviços digitais voltarão ao normal.

Por Alexandre Henderson, Bom Dia Rio
Prédio da Prefeitura do Rio: serviços fora do ar — Foto: Divulgação
Há uma semana vários serviços da Prefeitura do Rio estão fora do ar por causa de um ataque hacker ao sistema. De acordo com a prefeitura, equipes da Empresa Municipal de Informática (Iplan Rio) seguem trabalhando para normalizar o sistema com segurança.

Um gabinete de crise foi montado para tentar minimizar os impactos da invasão e normalizar o sistema. O prefeito Eduardo Paes tem se reunido diariamente com os técnicos para tratar do problema.

Na sexta-feira (12), a administração municipal informou que a equipe do Iplan Rio já tem o controle da gestão e de alguns sistemas da rede. Mas os serviços ficarão fora do ar até que o ambiente digital esteja totalmente seguro.

O Diário Oficial do Município voltou ao ar na sexta, mas as demais plataformas continuam indisponíveis e sem previsão de retorno.


Serviços da prefeitura fora do ar

Unidades do CRAS
 
  • Sem atendimento para o CadÚnico

Saúde
 
  • Números da Covid sem atualização
  • Pedidos de consulta e exames de algumas unidades não inseridos nos sistemas de regulação
  • Sem prontuário digital nas emergências

Fazenda
 
  • Sem Nota Carioca, IPTU e ITBI

Polícia investiga

O delegado Pablo Sartori, da Delegacia Repressão a Crimes de Informática (DRCI), que que apura o caso, suspeita que o ataque tenha sido feito por um profissional, que utilizou meios criptografados para dificultar a investigação. A polícia informou, nesta segunda (22), aguarda informações dos técnicos da prefeitura para dar andamento nas investigações.

A prefeitura informou que está reunindo informações para que os técnicos compareçam a delegacias com todos os dados necessários para a investigação.

Enquanto os sites não voltam, órgãos da prefeitura estão prorrogando prazos. Resoluções da Secretaria Municipal de Transportes publicados no Diário Oficial desta sexta-feira adiaram para o fim de setembro a data limite para recursos de multas de trânsito e de vistoria de veículos, como táxis, vans escolares e cabritinhos.





Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/08/22/prefeitura-do-rio-esta-ha-uma-semana-com-servicos-parados-por-conta-de-ataque-hacker.ghtml
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.