05/07/2022 às 11h55min - Atualizada em 05/07/2022 às 11h55min

Para coibir furtos, ferros-velhos do Rio precisarão de registro em delegacia para funcionar

Medida entra em vigor no mês que vem. À CPI dos Trens, delegado explicou que o foco é no comprador de material furtado.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/07/05/para-coibir-furtos-ferros-velhos-do-rio-precisarao-de-registro-em-delegacia-para-funcionar.ghtml
A partir de 17 de agosto, os ferros-velhos do Rio precisarão de um registro em delegacia para funcionar. A medida visa a coibir a receptação de materiais furtados, como cabos da Supervia — que nesta terça-feira (5), por causa disso, tinha atrasos em pelo menos três ramais.

“Nosso principal trabalho vem sendo na fiscalização do comprador. Coibir o furto é muito mais difícil. A gente acredita que teremos muito mais efetividade atacando diretamente quem comercializa, quem compra”, disse o delegado Luiz Henrique Marques à CPI dos Trens da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em uma audiência nesta segunda-feira (4).

Estação Gramacho da Supervia, em Duque de Caxias — Foto: Reprodução/TV Globo
 
O delegado citou aos deputados estaduais a Resolução 365/2022 da Secretaria Estadual de Polícia Civil, que regulamenta uma lei de 2021 sobre a exigência do Registro de Autorização de Funcionamento (RAF) para ferros-velhos.

Esses estabelecimentos precisarão de autorização da Delegacia de Roubos e Furtos para funcionar. Os donos terão que declarar a destinação do material e de onde ele foi comprado. A partir do mês que vem, pontos flagrados sem o RAF pagarão multa e podem ser interditados.

Marques disse ainda que há um trabalho de inteligência “para mapear os pontos de maior incidência”. “Em cima desses locais, a força-tarefa vem desenvolvendo operações policiais, grandes operações, com objetivo de fiscalizar ferros-velhos”, afirmou.

Segundo o delegado, entre abril e junho foram 33 prisões por crimes cometidos contra a Supervia. Já o Grupamento de Polícia Ferroviária informou que, desde maio, foram feitas 54 operações de combate ao tráfico de drogas nas estações.

Furtos triplicaram

O número de furto de cabos dos trens da Supervia quase triplicou este ano em comparação com o mesmo período de 2021. A concessionária registrou mais de 900 furtos, uma média de cinco por dia. E mais de 56 quilômetros de cabos foram levados por criminosos.

Em 2022
  • Furtos: 919
  • Cabos furtados: 56.949 metros
  • Tiroteios: 7
Em 2021
  • Furtos: 364
  • Cabos furtados: 14 mil metros
  • Tiroteios: 14
Os furtos obrigam a SuperVia a adotar medidas emergenciais para garantir a segurança operacional do sistema e do serviço, protegendo seus clientes e colaboradores. São interrupções temporárias na circulação dos trens, aumento no intervalo das viagens ou do espaçamento entre os trens, o que amplia o tempo de percurso em razão da sinalização prejudicada.

Os furtos são praticamente diários, segundo a concessionária, principalmente nos ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna. Os ataques acontecem em diversos pontos ao longo de todos os ramais, tanto à noite quanto durante o dia.




Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/07/05/para-coibir-furtos-ferros-velhos-do-rio-precisarao-de-registro-em-delegacia-para-funcionar.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.