05/07/2022 às 16h16min - Atualizada em 05/07/2022 às 16h16min

Celulares com 5G: veja a lista de aparelhos homologados pela Anatel

Tecnologia começa a funcionar em Brasília nesta quarta-feira (6) e é suportada em mais de 60 modelos. Apenas os produtos autorizados pelo órgão podem ser utilizados no país.

Com a chegada do 5G a Brasília nesta quarta-feira (6), o Brasil dá um passo importante para permitir a conexão de celulares com a internet móvel de quinta geração. Por aqui, mais de 60 modelos são compatíveis com a tecnologia.

Em uma segunda etapa, a nova geração de internet móvel deverá chegar a São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. A previsão é de que o 5G chegue a todas as capitais brasileiras até 29 de setembro.

A expectativa inicial era de que a tecnologia chegasse a esses locais até 31de julho, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estendeu o prazo para setembro devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos.

O órgão disponibiliza uma relação de smartphones compatíveis com a tecnologia e homologados no Brasil (veja ao final do texto).

Apenas os aparelhos homologados podem ser utilizados no país.

Segundo a agência, os usuários devem conferir a lista de modelos antes de comprarem um novo celular e verificar o selo de homologação da Anatel localizado no celular ou no manual.


Veja 5 mudanças que o 5G vai trazer para as pessoas:

Conexão de altíssima velocidade


O 5G é 100 vezes mais rápido que o 4G. Para se ter uma ideia, a velocidade do 4G em boas condições é de 100Mbps. O 5G pode chegar a velocidade entre 1 e 10Gbps. Isso ocorre porque a quinta geração de internet opera em ondas menores, conseguindo transportar mais dados. Desse modo, a conexão é de altíssima velocidade, com tempo de resposta mais rápido e mais estável. Isso irá impactar diretamente em como fazemos download e uploads, ou, por exemplo, em como assistimos uma série ou filme em plataformas de streaming.

Em termos práticos podemos exemplificar da seguinte forma: o tempo para baixar um vídeo no tamanho de um disco blu-ray de 25GB no 4G com velocidade de 100Mbps é de aproximadamente 35 minutos e 47 segundos. No 5G com velocidade de 10Gbps o mesmo vídeo será baixado em 21 segundos.

Menor latência

Com a informação percorrendo a rede mais rápido, a latência será menor. Isso significa que aquele famoso delay que às vezes ocorre nas chamadas de vídeo não será mais um empecilho. No dia-a-dia o impacto disso poderá ser o aprimoramento das experiências de jogos online, por exemplo. Outra melhoria proporcionada pela latência menor do 5G será as transmissões de vídeo ao vivo com menor chance de travar.

A expectativa de latência no 5G é entre 5 e 20 milissegundos (no 4G varia entre 50 e 70 milissegundos), ou seja, a conexão acontecerá praticamente em tempo real.

Veículos autônomos e telemedicina

Para além de impactar o mundo do entretenimento proporcionando uma experiência mais veloz de streaming e jogos online, o 5G promete também ter um papel significativo para veículos autônomos e para a telemedicina. Essas tecnologias estão aguardando a chegada da quinta geração de internet móvel para poder evoluir de vez. Com menor tempo de resposta, cirurgias feitas remotamente terão maiores chances de acontecer de forma mais eficaz e segura.

Quanto aos carros autônomos, que funcionam sem a necessidade de um condutor humano, com a tecnologia 5G eles serão ainda mais confiáveis. Isso porque os veículos poderão se comunicar entre si, informando todos os procedimentos. Além disso, a comunicação instantânea permitirá que os carros autônomos se conectem com as infraestruturas de trânsito, como pedágios, semáforos e estradas.

Internet das Coisas: tudo conectado

Outra grande revolução do 5G será a capacidade de conectar ao mesmo tempo inúmeros dispositivos. Alguns dos setores impactados serão, por exemplo, a educação à distância. A automação industrial também será uma realidade.

Na prática, isso significa que dentro de casa será possível conectar diversos aparelhos eletrônicos como geladeira, televisão e a iluminação. Serviços como transporte de aplicativos também devem ser transformados e oferecer novas funcionalidades.

Processamento de dados na nuvem

Por fim, a alta velocidade do 5G irá mudar a maneira como os dados são processados nos smartphones, saindo dos chips para a nuvem. O impacto disso será revolucionar os próprios aparelhos celulares, que irão ter potência de processamento semelhante a de computadores. O mesmo será possível para pulseiras e relógios conectados que poderão elaborar tarefas mais complexas.


Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/5-mudancas-do-5-g-como-a-nova-tecnologia-vai-impactar-o-dia-a-dia-das-pessoas-070016960.html#:~:text=A%20seguir%20listamos%205%20mudan%C3%A7as,Ve%C3%ADculos%20aut%C3%B4nomos%20e%20telemedicina

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/07/05/veja-a-lista-de-celulares-homologados-pela-anatel-para-5g.ghtml

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.