08/07/2022 às 19h14min - Atualizada em 09/07/2022 às 00h02min

Conheça o trabalho de amigos que criaram um observatório de pássaros em Visconde de Mauá

Apaixonados por aves e pela natureza podem encontrar um espaço dedicado ao estudo de aves que promove educação ambiental e incentiva a conservação da biodiversidade na Serra da Mantiqueira.

RJ - Sul e Costa Verde
https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2022/07/08/conheca-o-trabalho-de-amigos-que-criaram-um-observatorio-de-passaros-em-visconde-de-maua.ghtml

Apaixonados por aves e pela natureza podem encontrar um espaço dedicado ao estudo de aves que promove educação ambiental e incentiva a conservação da biodiversidade na Serra da Mantiqueira. Estudo das aves da região é o principal trabalho do observatório
Divulgação/Observatório de Aves da Mantiqueira
Três biólogos dedicados à área de ecologia criaram em 2019 o Observatório de Aves da Mantiqueira (OAMa) no distrito de Visconde de Mauá, em Resende (RJ). O objetivo é promover educação ambiental e incentivar a conservação da biodiversidade na Serra da Mantiqueira.
A ideia surgiu depois que os biólogos Luiza Figueira e Pedro Martins conheceram um observatório localizado no estado de Oregon nos Estados Unidos (EUA).
Com a ajuda da ornitóloga Raquel Justos, que realizava um estudo de aves na Vila da Fumaça, em Resende, Luiza decidiu criar o observatório em Visconde de Mauá para estudar as aves da região.
"Viemos para cá por ser uma região de alto interesse biológico, com uma diversidades de aves e grandes áreas de conservação. Além de ser uma região estratégica por estar entre as capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, facilitando a visita de pesquisadores e estudantes nacionais e internacionais", ressaltou Luiza.
Estação de pesquisa fica na antiga pousada da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em Visconde de Mauá
Divulgação/Observatório de Aves da Mantiqueira
Com o objetivo de informar e conscientizar, o observatório divulga pesquisas de monitoramento nas redes sociais e por meio de atividades, palestras e projetos desenvolvidos com os moradores da região. Também são confeccionados materiais didáticos para serem trabalhados com crianças, como o livro de colorir "Aves Ameaçadas da Mata Atlântica".
Palestras e atividades educacionais são sempre realizadas pelo observatório
Divulgação/Observatório de Aves da Mantiqueira
O biólogo Affonso Souza, coordenador do observatório, explica que 57% da renda que manteve o espaço em funcionamento no ano passado foi obtida por meio de doações de filiados e colaboradores.
Além do financiamento coletivo, o OAMa também possui uma renda com o trabalho de consultorias, editais, cursos e a venda de produtos exclusivos.
O site da organização ainda conta com atividades interativas ligadas à educação, como o jogo Saltador, que ajuda a identificar as diferentes aves da região através do canto.
"Não trabalhamos sozinhos. Com as aves aprendemos que bandos mistos nos tornam mais resilientes. E foi por isso que a Rede de Observatórios de Aves do Brasil foi criada. Com a união de OAs, nosso trabalho se torna amplo, mais relevante e com maior impacto", destaca o observatório em seu site oficial.
Monitoramento das aves é feito pela coleta de amostras e pela escuta e visualização das espécies.
Divulgação/Observatório Aves da Mantiqueira
Como conhecer o local
A estação de pesquisa da instituição permite a entrada de visitante e de hóspedes, que podem conhecer o local com pacotes e preços diferentes de diária. Clique aqui para saber as opções.
Como apoiar o Observatório de aves da Mantiqueira
Se tornar um filiado do OAMa com uma assinatura mensal
Doar um valor diretamente para a instituição
Seguir o OAMa no Instagram
*Texto escrito por Samara Balieiro, sob revisão de Vinicius Lima

Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Fonte: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2022/07/08/conheca-o-trabalho-de-amigos-que-criaram-um-observatorio-de-passaros-em-visconde-de-maua.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.