Entre os dias 6 e 25 de maio, Nova Friburgo se transformará em um espetáculo de luzes com a realização do LUMI - Festival de Luzes. O evento, que ocorrerá na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no coração da cidade, é uma iniciativa da FAUNO - Arte e Cultura em meio às comemorações do 206° aniversário do município.
Inspirado em renomados festivais internacionais, como o Geneva Lux, na Suíça, e o Fête des Lumières, na França, o LUMI apresentará nove instalações artísticas que utilizam a luz como matéria-prima durante 20 dias de programação. Além de oferecer um espetáculo visual, o LUMI prioriza a sustentabilidade. Todas as instalações utilizam luzes de LED, que oferecem maior eficiência energética. Além disso, um mecanismo especial acende as obras apenas durante a noite, otimizando o consumo de energia ao longo do evento.
Gustavo Portella, idealizador do Festival, compartilha: "A ideia do LUMI surgiu após minha visita ao Geneva Lux. Como friburguense, sentia falta de eventos que oferecessem experiências visuais impactantes em espaços públicos na cidade. A escolha da Praça Dermeval Barbosa Moreira se deu por sua localização estratégica, próxima ao centro comercial e à rodoviária urbana. Queremos que o público tenha um momento de contemplação e encantamento em meio à agitação do dia a dia".
Sob a curadoria do renomado artista Guto Nóbrega, o Festival propõe uma imersão luminosa que transcende o cotidiano. "Estamos constantemente envoltos por luzes, naturais e artificiais, enquanto permanecemos fechados em nossas cavernas mentais", destaca Guto. As instalações, apresentadas pela primeira vez no município, foram criadas por artistas locais, estaduais, nacionais e até mesmo internacionais da América Latina.
Entre os participantes estão nomes como Artur Cabral, Coletivo Resistência Artística (Mario Moreira, Tiago Vianna e Cherman Serafim), Diego Alberti, Fernando Velázquez, Hugo Richard e Natali Tubenchlak, Nubia Gremion, Tosth, Vamoss, Guilherme Durão e Vigas. Cada um deles foi desafiado a conceber intervenções que cativassem o público e proporcionassem uma experiência lúdica e única.
A edição deste ano conta com o patrocínio da Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto também recebe apoio cultural do Instituto Energisa e da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.
Para mais informações, acesse o site oficial do evento em www.lumifestival.com.br e siga o perfil do LUMI no Instagram (@friburgolumifestival).
Nova Friburgo
Em plena mata Atlântica, Nova Friburgo é um destino imperdível para quem aprecia cachoeiras, mirantes naturais, reservas ambientais, ou qualquer contato com a natureza. A gastronomia diversificada é um dos pontos da cidade. Desde a culinária suíça-alemã até a japonesa, Nova Friburgo encanta os paladares mais exigentes.
O município se destaca como o segundo maior produtor de flores do Brasil. Sua localização, protegida pela encosta da serra, proporciona um clima frio e seco característico. Essa condição climática, com temperaturas amenas ao longo do ano, torna a cidade um destino atrativo para turistas em busca do ar puro das montanhas. Além disso, sua rica natureza e relevo privilegiado atraem também os adeptos de esportes radicais, como rafting, passeios de bicicleta e passeios 4x4, oferecendo oportunidades para explorar a história local e apreciar a fauna e flora da região.
Serviço:
Datas: 6 a 25 de maio
Local: Praça Dermeval Barbosa Moreira, Centro, Nova Friburgo - RJ
Artistas Participantes: Artur Cabral, Coletivo Resistência Artística (Mario Moreira, Tiago Vianna e Cherman Serafim), Diego Alberti, Fernando Velázquez, Hugo Richard e Natali Tubenchlak, Nubia Gremion, Tosth, Vamoss, Guilherme Durão e Vigas
Curadoria: Guto Nóbrega
Gratuito