Neste ano, a Eurocopa vai animar milhões de torcedores mundo afora. E não é à toa que muitos deles já estão utilizando o cupom KTO para fazer suas previsões. A disputa reúne a nata do futebol europeu e, como já se disse, é uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina.
Tradicionalmente muito equilibrada, a Eurocopa é uma competição de enorme prestígio. Para o vencedor, a conquista vale quase o mesmo que uma Copa do Mundo. É, neste sentido, muito diferente da Copa América, que só é devidamente celebrada por seleções menos tradicionais ou por aquelas que, como a Argentina em 2021, estavam sem ganhar títulos havia muitos anos.
Quando se fala dos favoritos para a edição de 2024, não se pode ocultar a França. O time comandado por Didier Deschamps é o atual vice-campeão mundial (além de ter sido o campeão em 2018). Portanto, os franceses vêm há alguns anos mostrando a sua força no cenário internacional.
Além disso, contam com diversos jogadores talentosos, como Mbappé, Griezmann, Tchouaméni, Upamecano, entre muitos outros.
Uma seleção que também tem chegado longe nas últimas competições é a Inglaterra, que, para muitos, tem a melhor geração de sua história. Na última Euro, inclusive, os ingleses foram vice-campeões, perdendo a decisão nos pênaltis para a Itália.
Assim como a França, os ingleses têm jogadores de enorme talento à disposição. Harry Kane talvez seja o principal, mas há nomes como Bellingham, Saka, Foden, Walker e o próprio Palmer, que vive uma temporada brilhante.
Mas como excluir a Itália dessa lista? O país passa por uma crise parecida com a brasileira. Se antes abundavam jogadores talentosos, hoje é difícil encontrá-los. Mas a Azzurra tem uma camisa pesada e mostrou isso sendo campeã da última Euro.
Outras seleções que sempre entram com força são a Alemanha e a Espanha, que não por acaso são as maiores vencedoras da Euro - cada uma com três títulos.
Acontece que não se pode deixar de lado equipes tradicionais como Portugal e Holanda, que também sabem o que é vencer uma Eurocopa. E o que dizer de Croácia e Bélgica, que contam com craques de alto nível no elenco?
Como se vê, a disputa da Euro 2024 tem tudo para ser bastante acirrada. E quem ganha com isso são os fãs do esporte, que poderão desfrutar de jogos de enorme qualidade e bastante acirrados.
Quem vai vencer a competição? Bem, milhões de torcedores já estão fazendo suas previsões ao redor do globo, mas a resposta começará a ser dada no dia 14 de junho, quando Alemanha e Escócia derem o pontapé inicial.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA FERNANDEZ GUEDES
marina@gearseo.com.br