10/07/2022 às 06h00min - Atualizada em 11/07/2022 às 00h01min

Por que é tão importante construir pontes entre as gerações

Projetos intergeracionais vão de podcasts a empresa que aproxima jovens adeptos do veganismo de executivos do setor de alimentação

G1 - Ciência e Saúde
https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2022/07/10/por-que-e-tao-importante-construir-pontes-entre-as-geracoes.ghtml
Projetos intergeracionais vão de podcasts a empresa que aproxima jovens adeptos do veganismo de executivos do setor de alimentação Marc Freedman é um apaixonado defensor do convívio entre gerações. Em 2018, escrevi sobre seu livro “Como viver para sempre” (“How to live forever”), que pregava: a fonte de juventude está em conviver com os mais jovens. Foi da teoria à prática ao criar a Encore, cuja proposta é justamente construir pontes entre pessoas de todas as idades. No dia 29 de junho, assisti à rodada 2022 de projetos com esse objetivo, chamada Gen2Gen. O evento on-line foi aberto com um magnífico exemplo do que pode ser feito: uma apresentação da Young Heroes Intergenerational Brass Band, de Nova Orleans, que reúne músicos entre 12 e 61 anos (confira o vídeo aqui).
Fernande Raine: PhD em História por Yale e criadora do podcast UnTextbooked
Reprodução
Fiquei encantada com alguns dos projetos selecionados, todos voltados para a questão da intergeracionalidade, e começo pelo da professora Fernande Raine, PhD em História por Yale. UnTextbooked é um podcast cuja terceira temporada está prevista para outubro, no qual adolescentes entrevistam historiadores, tratando de temas que mobilizam a juventude mas que, com frequência, não têm espaço na grade curricular – como o ativismo negro no século XIX e até a produção do etanol brasileiro.
Grace Hampton: o projeto Weaving Wisdom resgata a identidade cultural através de tecidos e vestes
Divulgação
Grace Hampton, professora emérita de arte e estudos africanos na Penn State, contou como surgiu o Weaving Wisdom: “cresci na Maxwell Street, em Chicago, num caldeirão cultural com pessoas de diferentes nacionalidades. Ficava encantada com as roupas que usavam e as histórias que contavam”. Foi assim que sua proposta tomou forma, ao reunir grupos para resgatar sua identidade cultural através das vestes e dos tecidos utilizados pelos seus ancestrais.
Samantha Derrick tornou-se vegana na adolescência e decidiu que sua causa poderia ganhar escala global: a Plant Futures Initiative se propõe a deslanchar carreiras nessa área e fazer a ponte entre estudantes e executivos do setor de alimentação. Sua ideia foi acolhida pela University of California, Berkeley, que já realizou dois simpósios sobre a importância da transição para uma economia baseada em plantas, capaz de fazer frente a desafios como as mudanças climáticas e a escassez de alimentos no planeta.
Samantha Derrick e a Plant Futures Initiative: incentivo a carreiras no setor de alimentação baseado em plantas
Divulgação
Cristina Rodriguez começou a tocar violoncelo aos 10 anos e, aos 14, era voluntária num hospital. Hoje está à frente da Mind&Melody, que leva experiência musical para portadores de demência: “essa é uma linguagem universal, música é um medicamento potente”, diz. A parceria com a FAU Honors College, universidade onde estudou, teve início em 2014 e já realizou mais de 6 mil sessões musicais em instituições. “Todos precisamos de interação com os outros. Imagine o que é viver no isolamento, sem estabelecer conexões. Os idosos não se limitam a ouvir música, eles tocam os instrumentos, cantam e dançam. Quem mal abria os olhos acaba nos brindando com enormes sorrisos”, afirma, empolgada.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2022/07/10/por-que-e-tao-importante-construir-pontes-entre-as-geracoes.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.