No cinema do CCBB Brasília, a 10º Panorama de Cinema Suíço - que acontece paralelamente em São Paulo, exibe três filmes que refletem a diversidade linguística e cultural da Suíça, abordando temas relevantes para o mundo contemporâneo. De 7 a 9 de junho, com entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura e na bilheteria física.
Na programação, dois longas inéditos no circuito comercial: "Eu sou pretas", de Rachel M’bom e Juliana Fanjul, vencedor do prêmio Artopria/2023, do Festival Internacional de Cinema sobre os Direitos Humanos, em Genebra, e o de Melhor filme meia-metragem no Swiss Film Award/2023, e "O amor do mundo", de Jenna Hasse, inspirado no romance de Charles Ferdinand Ramuz, importante nome da literatura suíça. O filme recebeu menção especial na mostra Generation KPlus no Berlinale/ 2023 e ganhou o prêmio de Melhor Filme de Ficção da cidade de Zurique/2023.
O público também assiste "Home" (2008), com direção de Ursula Meier, homenageada deste ano do evento. Com Isabelle Huppert no elenco, o filme exibido na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes de 2008 e indicado em 3 categorias no Césars (Melhor Primeiro Filme, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro) e Prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Ator no Swiss Film Prize 2029.
O Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, destaca “o sucesso do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, que comemora em 2024, sua 10ª edição e 15 anos de existência, é fruto das sólidas parcerias entre a Suíça e o Brasil. Este ano, também contamos com o CCBB Brasília, que apresenta uma programação especial do 10º Panorama na capital federal. Graças ao CCBB, tivemos a oportunidade em edições passadas de levar esta mostra a outras capitais brasileiras”.
A equipe de curadoria do Panorama é composta por representantes do Sesc São Paulo, dos Consulados Gerais da Suíça em São Paulo e no Rio de Janeiro, e conta com o apoio da Embaixada da Suíça no Brasil.
Serviço
10º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo Brasília
De 07 a 09 de junho de 2024
Local: Cinema do CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Informações: (61) 3108 7600
Capacidade do cinema: 70 lugares
Ingressos gratuitos com emissão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura, às 12h do dia anterior à sessão
Classificação indicativa: conforme a programação
Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões
Informações
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site/ bb.com.br/cultura
Instagram/ccbbbrasilia
TikTok/@ccbbcultura
Assessoria de imprensa do CCBB Brasília:
Patrícia Gomes Serfaty - patriciaserfaty@bb.com.br
Tel.: (61) 3108 7600 / (61) 995570703
Assessoria de Imprensa: Atti Comunicação
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Veja as sinopses dos filmes do 10º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo que estão na programação do CCBB – Brasília:
EU SOU PRETAS - JE SUIS NOIRES
Dir.: Rachel M'Bon, Juliana Fanjul | Suíça | 2022 | 52 min | Documentário | 16 anos
Na Suíça, uma terra de consenso e neutralidade, mulheres levantam suas vozes na luta pelo reconhecimento do racismo estrutural, desconstruindo estereótipos e reivindicando a sua dupla identidade suíça e negra. Neste contexto, Rachel Barbezat M'Bon, uma jornalista suíço-congolesa, inicia a sua própria busca pela identidade. Em seu caminho para a emancipação, ela questiona o seu passado, o seu presente e ergue um espelho para o seu país e seus pares.
O AMOR DO MUNDO - L'AMOUR DU MONDE
Dir.: Jenna Hasse | Suíça | 2023 | 76 min | Ficção | 14 anos
Às margens do Lago Genebra, Margaux, de 14 anos, conhece Juliette, uma criança de sete anos que está sob seus cuidados, e Joël, um pescador que voltou recentemente da Indonésia. Unidos na recusa silenciosa de enfrentar a vida, os três ficam divididos entre a atração, a decepção e a saudade de lugares distantes.
HOME
Dir.: Ursula Meier | Suíça França Bélgica | 2008 | 98 min | Ficção| 16 anos
Em meio à uma área rural tranquila e deserta, estende-se a perder de vista uma rodovia inativa, abandonada desde sua construção. À beira do asfalto, há uma casa isolada onde vive uma família. As obras estão prestes a recomeçar e foi anunciado que a rodovia será aberta ao tráfego em breve...
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA MANCINI DE CANHA
redacao@atticomunicacao.com.br