O BikeCine é um cinema itinerante e ao ar livre, que funciona com energia limpa e sustentável gerada pelo próprio público em bicicletas. Depois de ser lançado em São Paulo e circular por diversas cidades do interior, a estreia agora acontece em Minas Gerais. Nove cidades recebem as sessões gratuitas, o circuito é patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A agenda inclui as cidades mineiras de: Belo Vale (13/06), Sabará (14/06), Nova Lima (15/06), Congonhas (16/06), Mariana (26/06), Nova Era (27/06), Timóteo (28/06), Antônio Dias (29/06) e Coronel Fabriciano (30/06).
A programação gratuita pode ser vista pelo site, https://bikecine.com.br/, cada sessão traz exibição de filmes curtas-metragens variados e depois um longa-metragem. Os ingressos também ficam sempre disponíveis para o público pelo site ou com distribuição presencial nos locais.
Como funciona o BikeCine
O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente. São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo “pedal de mão”, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade. O BikeCine é para todos.
Toda energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.
O BikeCine é uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada. O projeto tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre, o Cine Autorama (formato de cinema drive-in) e o CineSolar.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANA ARAUJO PUGLIESI
cais@cais.art.br