12/07/2022 às 21h23min - Atualizada em 13/07/2022 às 00h01min

Rádio Mec apresenta entrevista inédita com Carlos Drummond de Andrade

Uma entrevista inédita do poeta Carlos Drummond de Andrade, concedida à roteirista, produtora e apresentadora Maria Muniz no final da década de 1950, foi transmitida hoje pela a Rádio MEC. A iniciativa faz parte da série de Interprogramas veiculada diariamente pela MEC desde junho.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/radio-mec-apresenta-entrevista-inedita-com-carlos-drummond-de-andrade









Uma entrevista inédita do poeta Carlos Drummond de Andrade, concedida à roteirista, produtora e apresentadora Maria Muniz no final da década de 1950, será transmitida hoje pela a Rádio MEC. O acesso a essa preciosidade está sendo possível graças à agenda de eventos  da emissora para comemorar os 100 anos do rádio no Brasil. Trechos da conversa podem  ser conferidos pelos ouvintes ao longo desta terça-feira, como parte da série de Interprogramas veiculada diariamente pela MEC desde junho. Hoje, a homernageada é Maria Muniz, que ajudou a escrever parte da história do rádio no país.



Com cinco minutos de duração, os Interprogramas mesclam entrevistas e material de acervo para abordar diversos aspectos históricos relacionados ao veículo. A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes, presentes na memória afetiva dos ouvintes.



Muitas raridades do Acervo da EBC-Empresa Brasil de Comunicação estão sendo revisitadas e digitalizadas durante as pesquisas para a produção da série de programetes temáticos. A Gerente de Acervo, Maria Carnevale, fala que este trabalho de recuperação é importante para que os conteúdos, em formato analógico, sejam recuperados e transformados em conteúdos digitais.



Esse foi o caso da entrevista de 30 minutos com Carlos Drummond de Andrade para o programa “Encontro com a literatura” que ia ao ar nas noites de sexta-feira na Rádio MEC.



Durante o bate-papo com Maria Muniz, Drummond conta casos e responde às perguntas da apresentadora por meio de seus poemas. Entre as obras citadas ao longo da entrevista, ele recita Poema das Sete Faces, Confidência do Itabirano e Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte



Considerado um dos mais influentes poetas brasileiros do século 20, Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, e as lembranças da cidade permearam boa parte de sua obra. Entre os temas abordados pelo escritor estão desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, até cotidianas, familiares e políticas.



A íntegra do material transmitido hoje pela MEC poderá ser acessada no perfil da Rádio no Spotify e no canal da emissora no YouTube. 



A Radioagência Nacional também disponibiliza na íntegra esta entrevista de Drummond.





 



Segue o link - https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-entrevista-com-carlos-drummond-de-andrade


Cultura Rio de Janeiro 12/07/2022 - 18:10 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional Rádio MEC Carlos Drummond de Andrade terça-feira, 12 Julho, 2022 - 18:10 3:53

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/radio-mec-apresenta-entrevista-inedita-com-carlos-drummond-de-andrade
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.