20/06/2024 às 10h01min - Atualizada em 21/06/2024 às 00h01min

São Paulo recebe Running Parade - uma celebração de arte e corrida

Running Parade

TATIANA DOMINGUES
Running Parade
Running Parade
.... Uma ode a cultura e ao esporte


O Governo do Estado de São Paulo - por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - apresenta o projeto "Running Parade", uma celebração vibrante da arte urbana e da cultura da corrida na cidade de São Paulo, que acontece de 24 de junho a 24 de julho na capital paulista.
O evento, gratuito e ao ar livre, consiste na exposição de 10 esculturas em formato de tênis de corrida, distribuídas em diversos pontos emblemáticos da metrópole.
Com o objetivo de unir arte, esporte e espaço público, o Running Parade é uma oportunidade única para os habitantes e visitantes de São Paulo apreciarem obras de arte distintas, todas com o tema central do universo da corrida. Os tênis de corrida, símbolos de movimento, superação e estilo de vida ativo, serão reinterpretados por 10 talentosos artistas locais, cada um trazendo sua visão única para essa exposição.
A curadoria das obras está a cargo do renomado artista Renato Gave, conhecido por sua habilidade em expressar ideias através de ilustrações, pinturas e intervenções urbanas. Com uma estética própria que combina artes plásticas e surrealismo, Renato selecionou cuidadosamente os artistas participantes, garantindo uma diversidade visual e conceitual que promete encantar e provocar reflexão no público.
Conheça o curador e os artistas
  • Artista e curador - Renato Gave: Renato Gave é um “Ideator”, um artista dedicado a expressar ideias através de ilustrações, pinturas, arte digital e ao vivo. Nascido e criado em São Paulo e fortemente influenciado por seu avô, desenvolveu uma estética proprietária, combinando artes plásticas, surrealismo e intervenção urbana. Como expressão de sua personalidade, suas criações divertem e entretêm, ao mesmo tempo que evocam mudanças através do pensamento crítico;
  • Artista – Kuêio: é artista visual, ilustrador e grafiteiro da cidade de São Paulo. Mestre em Artes Visuais, Kuêio participa do cenário da arte urbana desde 1999. Seja representando a cultura de periferia, a própria ação de “Pixar” e seus bastidores ou registrando “instantes urbanos” captados sob o olhar do artista. Kuêio também acrescenta ao conceito de suas obras elementos e narrativas da comunidade LGBTQIAP+, do qual faz parte como transgênero e homossexual. 
  • Artista - Fernanda Souza: artista plástica e tatuadora. Trabalha com desenho e pintura desde os 18 anos, busca evidenciar o lado feminino e o ser pensante, traduzindo fora dos livros em forma de desenho a essência de sentimentos humanos. Dominando a técnica de pontilhismo e também tinta óleo, traz a sua própria história e de outras mulheres como narrativa para sua arte;
  • Artista - Alexia Lara:  artista visual, cria de São Paulo. Possui formação em Design de Interiores e há 10 anos atua como Artista visual (Arte educadora, Customer, Ilustradora e Muralista).  Utiliza de diversas superfícies e técnicas como veículo de possibilidades e acesso a arte.  A Arte Clichê nasceu através necessidade de falar. E hoje tem uma linha de pesquisa sobre o afeto (ou a ausência), pertencimento e seus atravessamento em corpos femininos e pretos. Utiliza-se de floral, folhagens e protagonistas femininas como foco das narrativas;
  • Artista - Israel Kasongo Lavi:  é natural da República Democrática do Congo. Frequentou a Académie de Beux-Arts de Kinshasa, capital do país e um dos centros urbanos e artísticos mais importantes da África Central. Vive no Brasil desde 2015. Participou de exposições na Maison de France, no Congo, além da galeria Olido e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, dentre outros locais, assim como na Inn Gallery. Sua produção inclui paisagens, retratos e telas abstratas, em óleo e acrílico, com inspiração na África, nas ruas de Kinshasa. Suas novas experiências no Brasil renovaram o espírito artístico, gerando mais talento. Está estudando em São Paulo e se envolvendo em uma nova fase de arte abstrata na rua (tapumes em construções, ruas, muros…). Está mostrando presente, passado e futuro; as pessoas crescem e envelhecem… Esse é o foco! Com isso, ele faz uma troca de cultura entre África e Brasil;
  • Artista - Priscila Barbosa: é artista visual, muralista e ilustradora paulistana. Possui graduação em Artes Visuais (Belas Artes de São Paulo) e extensões em Masculinidades Contemporâneas, em Feminismo Pós-colonial na América Latina e em O Estado e o Corpo (PUC-SP). Já realizou diversas exposições no Brasil e em países como Líbano, EUA e Nova Zelândia. Entre suas individuais, destaca-se ‘Ofensiva’ realizada no Sesc Niterói em 2023. Participou de festivais nacionais e internacionais de arte urbana no Brasil e em países como França, Equador e Bósnia-Herzegovina. Realizou projetos com grandes marcas, entre elas Sony, Uber, Netflix e Asics. É professora da plataforma espanhola Domestika, onde ministra o curso ‘Pintura de retratos femininos com tinta acrílica’;
  • Artista - Mauricio S. Parenquine:  Conhecido como "Gigante" é um Pintor Aerografista, escultor, restaurador e Design gráfico. Nascido em 1981, começou a pintar murais com seu pai aos 10 anos de idade. Com 13 anos iniciou no mundo da Aerografia, onde trabalhou em um importante estúdio em SP, pintando muitos capacetes de pilotos de fórmula 1, como Ayrton Senna, Lewis Artista: Hamilton, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello entre outros! Atualmente possui trabalhos nos EUA, Canadá, Inglaterra e Argentina. Especializado em Pinturas automotivas, é um Autodidata de carteirinha, sempre inovando e desenvolvendo materiais e técnicas próprias;
  • Artista - Elvis Mourão: artista paulista, é famoso por sua coleção de monstrinhos encantadores que conquistaram espaços desde graffitis urbanos até óculos Ray-Ban e palcos de festivais como o Lollapalooza. Com versatilidade, ele transforma locais comuns em experiências emocionantes através de suas obras, que vão além da decoração e tocam o coração de quem as vê. Seu talento é reconhecido tanto no Brasil quanto internacionalmente, tornando qualquer ambiente mais vivo e criativo com a presença de suas criações; 
  • Artista - Alex HORNEST: também conhecido como ONESTOdiesel, é pintor, escultor e artista multimídia. Nasceu em São Paulo (SP) em 1972, começou sua trajetória artística na década de 90 pintando nas ruas utilizamos técnicas de GRAFFITI e documentando a cena local sobre este tema em "vídeos documentais" como a série A INVASÃO e SUJO. 
  • Artista – Anderson HOPE: Anderson HOPE, como é mais conhecido, estudou modelo vivo no Centro Cultural São Paulo durante o ano de 2010. Com essa experiência e contato com outros artistas a sua arte passou a atravessar fronteiras e a se aperfeiçoar a cada ano que segue. Já as primeiras pinturas em áreas públicas surgiram no final dos anos 90, onde influenciado por Cartoons, Life Style e Street Art, HOPE começa a experimentar técnicas que hoje chamam a atenção em sua produção, ganhando as ruas e o reconhecimento por onde passa.  Nascido e criado na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, local que o inspira e lhe faz refletir sobre a diversidade que é viver em uma periferia, almejando sempre com sua arte o poder de transformar realidades, levando cores, experiências e inspirações.
As esculturas, cada uma medindo aproximadamente 2 metros de altura por 0,9 metros de largura e profundidade, serão instaladas sobre bases de madeira, onde estarão presentes o logo do projeto, QR codes com conteúdo informativo e a exposição dos logos dos patrocinadores. Entre os apoiadores, destacam-se a Sherwin Willians e a Edding Brasil, que oferece apoio ao projeto.
O lançamento das obras está programado para o dia 24 de junho nas Estações do Metrô de São Paulo (Ana Rosa, Santa Cecilia, Palmeiras Barra Funda, Corinthians Itaquera, Japão Liberdade, Vila Madalena, Sé, Sacomã e Vila Prudente) e na Praça Roosevelt. As esculturas permanecerão em exposição durante 30 dias consecutivos, 24 horas por dia.
O evento é aberto a todos, sem necessidade de inscrição prévia, e espera-se um público de aproximadamente 24.000 pessoas ao longo do período da exposição. Além disso, o Running Parade reforça seu compromisso social ao planejar a doação das 10 esculturas para uma ONG específica, a ser definida antes do início do projeto.
Para garantir acessibilidade, haverá a presença de intérpretes de Libras no lançamento das obras, promovendo inclusão e igualdade de acesso à arte. Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial. Venha fazer parte dessa experiência única que une arte, esporte e cidade, celebrando a diversidade cultural de São Paulo e inspirando novos passos rumo ao futuro.

Parceria oficial: Metrô SP –Governo do Estado - São Paulo são todos
Site: www.runningparade.com.br


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANA CRISTINA DE BARROS DOMINGUES
tatiana.domingues@nortemkt.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.