25/06/2024 às 15h13min - Atualizada em 26/06/2024 às 20h00min

Virada Esportiva Inclusiva chega a Santo André e prevê atender mil pessoas gratuitamente

Evento ocorre entre 26 e 28 de junho em três pontos da cidade

ANDRé COUTINHO
WGO Comunicação
Ricardo Lima
Santo André, no ABC paulista, receberá, entre 26 e 28 de junho, a Virada Esportiva Inclusiva (VEI), que acontece gratuitamente em três locais diferentes da cidade, com uma expectativa de receber público de cerca de mil pessoas e ser o maior encontro do paradesporto no município.

“O objetivo é permitir que o público realmente vivencie uma das onze modalidades. O resultado esperado é de que esta metodologia proporcione uma experiência socio esportiva para a pessoa com ou sem deficiência por meio da experimentação do esporte adaptado”, afirma Paulo Pontes, presidente do Instituto Incentivar, realizadora da Virada Esportiva Inclusiva.

A Virada Esportiva Inclusiva de Santo André conta com patrocínio da Braskem, com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte. No final do ano passado, ela teve sua terceira edição em Campinas (SP) e terá, no segundo semestre deste ano, uma em Maceió (AL).

Para Alexandra Calixto Gioso, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, a companhia acredita na transformação que o esporte proporciona na vida das pessoas. “Educação e esporte são capazes de promover uma verdadeira transformação na vida das crianças e adolescentes. Por isso, apoiar projetos como o Virada Esportiva Inclusiva faz parte do compromisso da Braskem com a comunidade nas regiões”, ressalta.

Dividido em três dias, a VEI tem como público crianças, jovens e adultos, com ou sem deficiência, e idade mínima de 6 anos. No primeiro dia (26), no Auditório do Centro Público Profissional João Amazonas, a atividade será de teoria e conscientização, com a abertura oficial e roda de conversa com atletas, tratando das possibilidades de inclusão. Já na quinta-feira (27), na EMEIEF Machado de Assis, no bairro Parque Represa, se iniciam as atividades práticas, com pequenas vivencias para a sensibilização dos alunos e professores de escolas públicas parceiras, em cinco modalidades (atletismo, bocha, hóquei sobre piso, voleibol sentado e xadrez). Na sexta-feira (28), último dia, serão realizadas as atividades no “Espaço Experimentações”, no Sesc, onde o formato de circuito de atividades convida o público a vivenciar, experimentar e se aproximar das modalidades paradesportivas oferecidas pela programação.

Cada uma das estações dentro do “Espaço Experimentações” terá uma modalidade, um coordenador qualificado e três instrutores especializados (atletas com deficiência praticante da modalidade) na apresentação do esporte. Os instrutores, com o apoio dos auxiliares, transmitirão as regras e as técnicas de cada jogo e modalidade, além de orientar sobre os procedimentos de segurança e demais curiosidades sobre o esporte para o público geral.

Nesse formato, cada clínica tem a sua capacidade de atendimento, tempo médio de duração, regras e estruturação física. No total, serão onze espaços reservados para: atletismo, parabadminton, basquete em cadeiras de rodas, futebol de 5 (deficientes visuais), rugby em cadeira de rodas, goalball, vôlei sentado, handebol, hóquei sobre piso, bocha e xadrez para deficientes visuais.

O coordenador do projeto, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, afirma que o esporte é o melhor meio para inclusão de pessoas com deficiência. “Além de sofrerem preconceito, elas podem fazer uma autoavaliação equivocada de que são incapazes. O esporte, porém, transforma e ressignifica vidas, criando ídolos e grandes exemplos de superação, principalmente para as novas gerações.”

A programação completa pode ser encontrada no Instagram do evento (@viradaesportivainclusiva). 

SERVIÇO
Virada Esportiva Inclusiva - Santo André
Quando: 26 a 28 de junho
Horário: 8h às 12h 
Locais: Centro Público Profissional João Amazonas (Rua Antônio Sebastião Esquarize, nº 1, Jardim Rina); EMEIEF Machado de Assis (Estrado do Pedroso, 531, Parque Represa) e Sesc (Rua Tamarutaca, nº 302, Vila Guiomar)
Instagram: @viradaesportivainclusiva

Sobre o Instituto Incentivar
O Instituto Incentivar Esporte e Cultura nasceu em 2013, na cidade de São Paulo/SP, por meio da união entre profissionais e entusiastas de diversos campos de atuação em esporte e cultura, com o intuito de somar forças e a experiência de cada um e cada uma no sentido de propor, incentivar e viabilizar projetos que impactem a nossa sociedade. Desde então, esteve envolvido com a realização dos projetos Virada Esportiva Inclusiva, Desvendar Canoagem e Águas de Gaia.

Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países. Saiba mais em www.braskem.com.br 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
André Coutinho Soto
andre.coutinho@wgocomunicacao.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.