26/06/2024 às 19h14min - Atualizada em 27/06/2024 às 00h01min

Colégio ARBOS representa o Brasil na Norway Cup de handebol, em Oslo

Alunos intensificam preparação para mais uma competição internacional; delegação terá 37 atletas

BF3 COMUNICAçãO
Divulgação Arbos
O handebol brasileiro terá um único representante na disputa de um dos mais tradicionais torneios de base do mundo. Três equipes do Colégio ARBOS, reunindo 37 atletas das unidades Santo André, São Bernardo e São Caetano, participarão da Norway Cup, em Oslo, na Noruega, entre 27 de julho e 3 de agosto. Batizada de EUROARBOS, a excursão terá um time feminino sub-15 e dois times masculinos, sendo um sub-14 e um sub-16.
Os preparativos das equipes estão a todo vapor – tanto dentro quanto fora da quadra. Isso porque as oportunidades que os estudantes entre 12 e 16 anos terão na capital norueguesa vão além do handebol em si. Afinal, nos 10 dias que permanecerão em Oslo (o embarque será em 25 de julho e o regresso em 5 de agosto), terão programação que inclui treino com profissional norueguês e ainda passeios para conhecer o país nórdico.
“Muito mais do que uma competição esportiva, estamos diante de uma experiência transformadora de vida. Valores como a dedicação, a disciplina, o trabalho em equipe, a responsabilidade, a ética e o respeito, todos eles tão presentes no esporte, são fundamentais para a formação de seres humanos íntegros e conscientes de seu papel na construção de um mundo melhor e mais justo. Estou certo de que este projeto contribui decisivamente para a formação integral dos nossos alunos”, destaca o diretor Ricardo Pasin Caparros.
Criado nos anos 1990, em 2023 o EUROARBOS levou estudantes para duas competições na Europa: a Partille Cup, na Suécia e Dronninglund Cup, na Dinamarca. Alguns dos atletas que viajaram no ano passado vão repetir a dose agora em 2024. Mas diferentemente do que aconteceu em solos sueco e dinamarquês, na Noruega o Colégio ARBOS será o único a defender a bandeira verde e amarela – também estarão no torneio equipes do país sede e da Suécia.
“Temos uma tradição de incentivo ao esporte no Colégio ARBOS. Isso sempre esteve enraizado no nosso colégio. As escolas cobram muito na parte pedagógica, a nossa não fica para trás, exige bastante, mas sabemos que toda panela de pressão precisa de válvula de escape. O nosso grande objetivo é levar essa turminha para fora, ensinar os valores, voltar e deixar algo maravilhoso que podemos proporcionar a esses alunos”, explica o Coordenador de Esportes, Eventos e Cultura do Colégio ARBOS e Coordenador Técnico do EUROARBOS, Eduardo Ramalho da Cunha.
A Norway Cup é realizada desde 1972 na cidade de Oslo, na Noruega, sendo um dos maiores torneios de handebol do mundo, com um histórico de aproximadamente 1.700 equipes participantes de 50 países, e também oferece competições de futebol, com integração entre atletas das modalidades em uma grande confraternização, troca de experiências e mistura cultural.
O EUROARBOS 2024 conta com os patrocínios de ARC Engenharia e Construções, Auto Peças Gisela, Joy Uniformes, NR Acampamentos, Picpay Negócios e Tiveran Assessoria Jurídica.
Sobre o EUROARBOS - Trata-se de um projeto que resgata uma tradição e remete aos anos 1990, quando a instituição começou a realizar viagens para participar de competições na Europa - ação batizada como EUROARBOS. Desde então, muitos alunos tiveram a oportunidade de representar o colégio em diversos países, como Portugal, Espanha, França, Itália, Suécia e Dinamarca, disputando diferentes modalidades esportivas: handebol, voleibol, basquete e xadrez. Em uma das edições, inclusive, a delegação foi composta por 90 integrantes.
A equipe é formada por estudantes entre 12 e 16 anos das três unidades da Rede ARBOS (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul). A delegação que embarca no dia 25 de julho será composta por 43 pessoas: 37 atletas, a treinadora da equipe feminina Flávia, o treinador dos times masculino Vladimir e Eduardo, o coordenador técnico Eduardo e os chefes da delegação Adriano e Ricardo.
Sobre o Colégio ARBOS - Criado em 1985, em Santo André, pelo professor Pedro Cia, o Instituto SOMOS de Ensino – ARBOS iniciou as atividades em 1986, primeiramente com Ensino Fundamental. A partir de 1994 foi implementado o Ensino Médio. Em dezembro de 2001 ocorreu a inauguração da unidade de São Bernardo do Campo, enquanto em 2004, com a incorporação do Colégio Quarup/Novo Mundo, foi estabelecida a unidade São Caetano.
Atualmente, conta com aproximadamente 3.000 alunos nas três unidades, do berçário (a partir dos 4 meses) até o 3.º ano do ensino médio. A Educação Infantil é bilíngue e o colégio orgulha-se em ser certificado pela Apple Distinguished School, por desenvolver alguns dos projetos mais inovadores e bem-sucedidos do Brasil.
O Colégio ARBOS ainda dispõe do projeto NBA Basketball School, que tem como propósito compartilhar o método de ensino do basquete da maior liga do mundo com crianças e jovens de todo o país.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Derek De Carvalho Bittencourt
derek@bf3comunicacao.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.