13/07/2022 às 14h36min - Atualizada em 13/07/2022 às 14h36min

Prefeito de Volta Redonda cobra CSN sobre emissão de pó preto no ar: 'População não aguenta mais'

Em reunião nesta terça-feira, Neto pediu à empresa agilidade no compromisso assinado junto ao Inea de melhorar a qualidade do ar na cidade. Empresa aponta fenômeno meteorológico para aumento da sensação de poluição do ar. Vistoria técnica na Usina Presidente Vargas foi agendada para esta quarta-feira.

Por g1 Sul do Rio e Costa Verde
O prefeito de Volta Redonda (RJ), Antônio Francisco Neto, se reuniu com representantes da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na tarde desta terça-feira (12). A pauta do encontro foi a reclamação da população em relação à emissão de pó preto no ar pela empresa.

O objetivo foi cobrar da empresa agilidade no cumprimento das ações previstas pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em 2018, junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

"Em todos estes anos como prefeito, não lembro de ter visto a situação como está e de ouvir tanta reclamação dos moradores", disse o prefeito, questionando sobre a manutenção dos equipamentos de controle da emissão de poluição atmosférica.

Uma vistoria técnica com a equipe de Meio Ambiente da prefeitura no interior da Usina Presidente Vargas foi agendada para esta quarta-feira (13).


Encontro entre representantes da prefeitura e da CSN aconteceu na tarde desta terça-feira — Foto: Cris Oliveira/Prefeitura de Volta Redonda
 
"Sabemos que, pelo TAC, a CSN tem um prazo até agosto de 2024 para implantar as medidas eficazes de controle da poluição do ar, mas a população não aguenta mais. É preciso que algo seja feito com urgência", acrescentou Neto.

O documento prevê investimentos na melhoria da qualidade do ar de Volta Redonda, com adequações na Usina Presidente Vargas que atenda às normas ambientais vigentes. Para resolver a questão das partículas de pó preto, está prevista a instalação de equipamentos para impedir que elas sejam lançadas no ar pela siderúrgica.

De acordo com o diretor de Operações do Setor de Metalurgia da CSN, Fabian Franklin, a empresa tem aprimorado a manutenção nos equipamentos de controle da poluição e tem até 2025 para reduzir em 40%, em relação a 2020, a emissão de partículas no ar.

"O que acontece é que, nesta época do ano, a região é acometida pelo fenômeno meteorológico de inversão térmica, que impede a circulação natural dos ventos. Isso aumenta a sensação de poluição do ar", explicou o diretor.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente, Miguel Arcanjo, e de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, além dos gerentes de Meio Ambiente, Aldo Santana, e Jurídico, Fernando Carlos, da CSN.



 
Fonte: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2022/07/12/prefeito-de-volta-redonda-cobra-csn-sobre-emissao-de-po-preto-no-ar-populacao-nao-aguenta-mais.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.