11/07/2022 às 19h04min - Atualizada em 14/07/2022 às 00h01min

Cem anos do rádio no Brasil: as Rainhas do Rádio

Um dos maiores sucessos do rádio brasileiro foi o concurso para eleger a Rainha do Rádio, criado na década de 1930. O concurso ficou competitivo e acabou criando a rivalidade mais famosa e duradoura do rádio nacional: Marlene x Emilinha Borba.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-rainhas-do-radio
Um dos maiores sucessos de todos os tempos do rádio brasileiro foi o concurso para eleger a Rainha do Rádio, criado na década de 1930, por uma revista chamada Sintonia.
 

A primeira premiação ocorreu no Iate Laranjeiras, um barco carnavalesco que ficou ancorado na esplanada do Castelo, no Rio de Janeiro. Linda Batista foi a campeã e ficou com o título por 12 anos.

 

O concurso, então realizado pela Associação Brasileira de Rádio, ficou mais competitivo e acabou criando a rivalidade mais famosa e duradoura do rádio nacional.

 

Com a mudança nas regras do concurso, os votos passaram a ser comprados, e Marlene foi procurada pela cervejaria Antarctica que estava lançando o guaraná Caçula

 

Para promover a marca, a empresa resolveu patrocinar sua campanha e Marlene foi eleita a Rainha do Rádio com 529.982 votos.

 

Emilinha Borba, que era a franca favorita, ficou em terceiro lugar depois de Ademilde Fonseca.

 

A rivalidade entre os fãs de Marlene e Emilinha contribuiu expressivamente para a popularidade espantosa de ambas as cantoras pelo país.

 

Elas fizeram, inclusive, gravações em dueto naquele ano, como o samba Eu já vi tudo, de Amadeu Veloso e Peter Pan.

 

A Revista do Rádio promoveu também eleições estaduais e, em 1953, Isaurinha Garcia foi eleita a Rainha do Rádio em São Paulo.

 

No Rio, o primeiro Rei do Rádio foi o cantor Francisco Carlos, em 1958.

 

No final da década de 1950, com a chegada da televisão, os concursos de Rei e Rainha do Rádio já não influenciavam tanto na construção das carreiras de sucesso dos grandes artistas nacionais.

 

Mas até hoje eles ecoam as trajetórias de cantoras icônicas, como Linda e Dircinha Batista, Marlene, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Ângela Maria e Dóris Monteiro, que despertavam paixões fervorosas nos corações de seus fãs.

 

Cem anos em 100 programas

 
 
 

100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil




 
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC
 

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

 

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.


 





Cultura Rio de Janeiro 13/07/2022 - 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil Rainhas do Rádio Marlene Emilinha quarta-feira, 13 Julho, 2022 - 11:01 407:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-rainhas-do-radio
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.