14/07/2022 às 15h30min - Atualizada em 14/07/2022 às 15h30min

Menina de 10 anos, promessa do patins em Cabo Frio, busca ajuda para disputar títulos e voar mais alto

Trajetória dela no esporte começou de uma forma inesperada, quando ela ganhou o patins como um simples presente. Do freestyle para o jump, uma mudança que em pouco tempo levou Giovana Neves, literalmente, às alturas

Por ge — Cabo Frio
Jovem começou sua trajetória após ganhar um patins da tia — Foto: Reprodução/ Inter TV
Saltos de um metro sobre as rodinhas do patins. Essa tem sido a marca alcançada pela Giovana Neves, de apenas dez anos, em grande parte dos treinos. Ela é uma jovem promessa do patins e é natural de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

A trajetória dela no esporte começou de uma forma inesperada, quando ela ganhou o patins como um simples presente.

"Minha tia me deu o primeiro patins e eu fiquei andando na pracinha em frente de casa. Quando fui evoluindo lá na pracinha, eu vim pra pista. Ai comecei a descer as rampas, ai desci as maiores e fui percebendo isso" conta a jovem.

Aos poucos o que era brincadeira para a Giovana despertou atenção dos pais e de instrutores de patinação que passaram a ver um diferenc
ial na menina.

Segundo o pai da jovem, Uedson Neves, eles começaram a perceber que realmente ela tinha uma desenvoltura diferenciada e como ele gosta de esporte, começou a perceber isso na filha.

"Ela foi desenvolvendo, até a gente perceber que ela realmente tinha essa vocação para essa atividade" disse.



Hoje ela salta pouco mais de noventa centímetros, chegando muitas vezes a alcançar a marca de um metro — Foto: Reprodução/Inter TV

Do freestyle para o jump, uma mudança que em pouco tempo levou Giovana, literalmente, às alturas. Hoje ela salta pouco mais de noventa centímetros, chegando muitas vezes a alcançar a marca de um metro. O que é um diferencial e tanto para a categoria que ela integra.

O instrutor da menina, Custódio Junior, explica que todo trabalhou começou a ser direcionado ao jump por ver o quanto ela era boa e no quanto ela vinha evoluindo a cada treino, aumentando 10 cm a cada treino.

O atual recorde americano de jump feminino executado em competições oficiais é de 1,13cm feito pela atleta sênior Aline Sayuri, de 28 anos. Uma diferença de 13 centímetros em relação a melhor performance de Giovana e por isso veio a vontade de competir.


"A capacidade que ela tem de evoluir, é absurda. Ela é aquela criança, como o pai dela diz, fora da curva. Com 10 anos ela pula mais da metade da altura que ela tem, então a chance que ela tem de voltar com o brasileiro para Cabo Frio, é muito grande" disse o instrutor.

Além do pódio, a Giovana sente que pode alcançar muitos voos. "Eu quero chegar bem longe e até fora do país fazendo as coisas que eu gosto", fala a menina.

Mas, pra isso acontecer, ainda é preciso ter ajuda para obter recursos. O pai conta que ela vai participar de um campeonato agora, em Curitiba, um campeonato nacional, e isso requer muitos recursos. Com esse desenvolvimento dela, eles estão em busca de parceiros que possam ajudar e desenvolver ainda mais o patins dela.

A evolução da Giovana pode ser acompanhada através das redes sociais dela: @
nevesgiovana1


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.