A adrenalina das Olimpíadas de Paris nos trouxe mais um momento inesquecível com a final do street feminino e do park masculino, onde Rayssa Leal, a Fadinha do Skate, brilhou ao quebrar o recorde de nota em uma manobra e conquistar a medalha de bronze, e Augusto Aoki que garantiu um lugar no pódio na última volta. Para os atletas dessa categoria, tombos e quedas são inevitáveis no aprendizado, mas o que acontece no corpo de um atleta enquanto ele desliza e executa manobras radicais sobre um skate?
Além de aperfeiçoar as técnicas relacionadas às manobras, o atleta deve buscar uma rotina de preparo físico envolvendo prevenção de lesões, força e resistência cardiovascular. Segundo André Felipe, especialista técnico da Bio Ritmo e ex Skatista, marca fitness high end, e ex-praticante da modalidade, trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora é muito importante para realizar movimentos precisos e rápidos sem perder o controle.
“A rotina de treinamento de um skatista profissional deve ser bem estruturada para estabelecer treinos específicos para cada aspecto, precisa incluir exercícios que fortaleçam os músculos utilizados durante a prática do esporte, como pernas, braços, abdômen e costas.”, coloca André.
Um bom programa de exercícios combina resistência, força e condicionamento cardiovascular. O especialista detalha abaixo quais são os treinos e os exercícios que podem estar envolvidos. Ele ressalta, porém, que fatores como genética são levados em consideração no desempenho e resposta dos atletas.
1. Treinamento de Força
Essencial para melhorar a resistência física e prevenir lesões. São exercícios focados, especialmente, nos membros inferiores, como quadríceps, glúteos e panturrilhas. As sequências podem incluir agachamentos, leg press e afundo.
2. Treinamento de Estabilidade e Core
Para fortalecer e melhorar a estabilidade do core, fundamental para a prevenção de lesões e desempenho atlético. Entre os melhores exercícios estão a prancha, abdominais, agachamento e levantamento terra.
3. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)
Essencial para melhorar a capacidade respiratória e a potência das manobras durante a competição, para manter a concentração e desempenho. O HIIT pode incluir circuitos de condicionamento e treino em escada.
4. Treinamento de Flexibilidade
Yoga, pilates, alongamentos dinâmicos e estáticos ajudam não só a manter a flexibilidade, mas também a prevenir lesões.
5. Treinamento de Propriocepção
Fazer agachamentos com apenas 1 pé no chão, braços estendidos à frente, e com os olhos fechados; caminhar numa linha reta usando apenas ponta dos pés, calcanhares, borda lateral ou interna do pé; ou caminhar em uma linha reta durante 10 metros, com um pé à frente do outro é muito importante para estimular e manter o equilíbrio corporal, juntamente com o sistema vestibular, que se encontra dentro do ouvido, e o sistema visual.
Um plano de treino adequado junto a uma dieta de qualidade e boas noites de sono podem levar um skatista até o pódio.
Sobre a Bio Ritmo
Com quase 30 anos de história, a Bio Ritmo é uma marca fitness high end, que conta com 27 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RENATA DE OLIVEIRA SOARES
renata.oliveira@vcrp.com.br