A Okiar, consultoria de pesquisa brasileira , em parceria com a QuestionPro, plataforma de pesquisas online multinacional, realizam levantamento inédito que analisou o impacto das Olimpíadas de Paris 2024 em três pilares, sendo Hábitos e Opiniões, Desempenho de Marcas e Desempenho de Esportistas.
O estudo indica que ⅔ dos brasileiros assinam algum streaming para assistir esportes, com destaque para a Globo Play como escolha da metade dos assinantes. Ainda assim, a Televisão tradicional segue sendo o dispositivo usado por metade dos brasileiros para assistir aos jogos (47%).
Ao fazer um recorte para os Jogos Olímpicos, é possível notar que mais de 90% dos brasileiros assistiram alguma transmissão esportiva desta edição, e quando perguntados sobre canal o principal canal em que assistiram, temos que 36% assistiram principalmente por meio da TV Globo, seguido pelo fenômeno da Cazé TV (32,6%). Além disso, a CazéTV venceu a TV Globo nas regiões Centro-Oeste e Norte, ficando em segundo lugar nas outras regiões, corroborando a força das emissoras digitais.
O estudo também fez perguntas relacionadas às chamadas Bets, ou casas de apostas online. Nesse sentido, cerca de 60% dos brasileiros dizem ter feito alguma aposta em alguma modalidade olímpica. Apenas ⅓ afirma nunca ter feito nenhum tipo de aposta online. Por fim, no Quadro de Medalhas das Transmissoras, o Ouro fica para a TV Globo; Prata para a Cazé TV; e Bronze para a SportTV.
Um dos dados surpreendentes apontados pelo estudo, é que a Ginástica (74%) se tornou a modalidade queridinha dos brasileiros nestas Olimpíadas, ultrapassando o Futebol (66%). Em terceiro lugar, temos o Skate (56%). “Tais dados nos mostram que o comportamento do brasileiro tem passado por transformações, principalmente por conta das redes sociais e pela ausência do Futebol Masculino nesta edição”, comenta Rafael Delgado, Diretor da Okiar.
Quando questionados sobre quais marcas os brasileiros se lembram de ter visto ou ouvido durantes as Olimpíadas, os respondentes afirmam ter se lembrado principalmente de Coca-Cola (60%), Samsung (49%), Adidas (48%), Banco do Brasil (40%), Vivo (38%), Heineken (33%), Claro (30%) e Betano (29%).
O estudo reforça também que estar presente nas Olimpíadas tem impacto positivo nos negócios. Isso porque, mais da metade dos brasileiros afirma ter experimentado um novo produto de uma marca por ela ter aparecido de alguma forma nos Jogos Olímpicos. Além disso, cerca de 70% dizem que é provável que recomendem uma marca patrocinadora dos jogos.
Por fim, quando perguntados sobre qual o primeiro nome que vem à sua cabeça quando falamos de Olimpíadas, Rebeca Andrade leva mais um Ouro, com 45,5% de todas as menções, seguida por Gabriel Medina (10,5%) e Marta (7,6%). “Nesse quesito, é interessante notar que outros esportistas que sequer fizeram parte dos Jogos de 2024 também foram lembrados, como Neymar (2,1%) e Daiane dos Santos (1,6%), finaliza Rafael Delgado.
Também é interessante notar que brasileiros afirmam que comprariam um produto ou serviço indicado por atletas olímpicos. Os institutos também apontam que no quesito força de vendas, 8 atletas se destacam. para se ter uma ideia, 83% das pessoas dizem que comprariam um produto ou serviço indicado por Flavia Saraiva, seguida de Rayssa Leal (77%), Rebeca Andrade (76%), Isaquias Queiroz (73%), Gabriel Medina (71%), Marta (71%), Beatriz Souza (68%) e Jade Barbosa (63%).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renniê Paro
rennieparo@gmail.com