06/09/2024 às 12h21min - Atualizada em 10/09/2024 às 00h01min

Documentário mostra “guerra” na Amazônia

PIMENTA COMUNICAçãO
Foto de MART PRODUCTION: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-pessoa-pessoas-computador-portatil-7550386/

A apresentação de “Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia”, documentário que mostra as buscas pelo jornalista Dom Phillips, é uma iniciativa da ABI - Associação Brasileira de Imprensa e do Sindjor - Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro. O evento  acontece no próximo dia 12/9, quinta-feira, às 18h,  no auditório da ABI. 

Após o assassinato de Dom, seu parceiro de reportagem, Daniel Camargos, embarca em uma jornada reflexiva sobre o papel dos jornalistas que cobrem os conflitos na maior floresta do mundo. Ao descobrir o modo violento como seu amigo foi morto, ele se pergunta se vale a pena seguir neste ofício e terminar como Dom. 

A resposta vem em outras coberturas pela Amazônia. Os Guajajara, no Maranhão, se organizam para enfrentar os invasores que derrubam árvores em sua terra. Eles acumulam perdas de amigos e parceiros. Para os Guajajara, o que vivem tem um nome: guerra.

No Pará, ao chegar às mais remotas aldeias munduruku, Daniel descobre que ali as crianças caem com dor nas pernas, idosos perdem a visão e bebês nascem com problemas neurológicos incapacitantes – consequência da contaminação por mercúrio usado no garimpo. Apesar disso, as comunidades se negam a sair e seguem denunciando os invasores.

A resiliência dos povos indígenas ajuda Daniel a aceitar a perda do amigo e muda o modo como enxerga o seu papel na cobertura das muitas guerras em curso na Amazônia.

O documentário ganhou o 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, concedido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul em 2023. O também foi indicado ao Prêmio Gabo 2024, o mais prestigiado do jornalismo latino-americano.

“Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia” integra o projeto coordenado pela Forbidden Stories e que uniu mais de 50 jornalistas de 10 países para continuar o trabalho do repórter Dom Phillips, assassinado ao lado do indigenista Bruno Pereira, no Vale do Javari, em junho de 2022. O projeto foi coordenado pela Forbidden Stories.

Após a exibição do documentário haverá uma roda de conversa com Daniel Camargos e os fotógrafos João Laet (que trabalhou com Dom Phillips) e Tom Phillips

 

Quando: 12/9/2024 – quinta-feira - 18h

Onde: sede da ABI – Rua Araújo Porto Alegre, 71 - 7° andar

Entrada franca a partir das 17h

Informações para a imprensa: Pimenta Comunicação

Regina Pimenta - regina@pimenta.com 11-98136.6835                                                                              

 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO HENRIQUE DE CARVALHO CASSIANO
pedro@pimenta.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.