25/09/2024 às 11h19min - Atualizada em 25/09/2024 às 11h19min

Acadêmicos e economistas de esquerda apoiam bloqueio do X/Twitter no Brasil

Carta assinada por mais de 50 nomes da esquerda mundial critica pressões de Elon Musk e defende regulamentação digital brasileira

Gil Coutinho
Redação
Reprodução de Internet
Mais de 50 acadêmicos e economistas de esquerda de diversas partes do mundo assinaram uma carta aberta em apoio ao bloqueio do X/Twitter no Brasil, conforme reportado pelo portal Poder360. O documento, que critica as pressões de Elon Musk, dono da plataforma, contra o governo brasileiro, destaca a importância da regulamentação das big techs e da preservação da soberania digital do país. Entre os nomes estão figuras proeminentes, como Martín Guzmán, ex-ministro da Economia da Argentina, e Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia.
 
Apesar do apoio ao bloqueio, 30 dos 53 assinantes da carta continuam utilizando o X/Twitter, incluindo renomados economistas como Thomas Piketty e Daron Acemoglu. Mesmo com o retorno não autorizado da plataforma após uma decisão judicial, acadêmicos brasileiros como Helena Martins e José Graziano, que apoiam a regulamentação, seguem firmes em sua defesa das ações governamentais. Helena, por exemplo, usou a reativação da rede para reforçar a importância da autonomia tecnológica no país.
 
O grupo inclui especialistas de países como França, Estados Unidos e Brasil, que apoiam o esforço do governo brasileiro em reduzir a dependência digital de empresas estrangeiras. Eles argumentam que o Brasil deve investir em infraestrutura pública e na gestão de dados, buscando autonomia tecnológica em áreas estratégicas, como inteligência artificial e tecnologia em nuvem.
 
A carta também alerta sobre os "ataques" de Elon Musk e outros líderes que, segundo os intelectuais, ameaçam a democracia brasileira e podem inspirar ações semelhantes em outras nações. Para os representantes da esquerda mundial, o bloqueio e a regulamentação são passos importantes na construção de um futuro digital mais seguro e soberano.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.