26/09/2024 às 21h43min - Atualizada em 27/09/2024 às 00h01min

Rio de Janeiro é o primeiro estado a iniciar as obrigações do Novo Processo de Importação

KPMG & RGC EXPERIENCE, evento sobre principais inovações e tendências em comércio exterior e classificação fiscal, será realizado no dia 26 de setembro, no Rio de Janeiro

ISABELA LOPES
Alta Divulgação

O Rio de Janeiro iniciará as obrigações relativas ao Novo Processo de Importação (NPI) em outubro, com o ingresso dos Regimes Recof e Repetro, respectivamente, na primeira e segunda semana do mês. Neste contexto, o próximo KPMG & RGC EXPERIENCE já tem data marcada: dia 26 de setembro, das 8h30 às 12h30, no Hotel Prodigy Santos Dumont (Av. Almirante Sílvio de Noronha, 365, no Rio de Janeiro). Com o tema “O Futuro é Agora”, a terceira edição do evento apresentará as principais inovações e tendências em comércio exterior e classificação fiscal. Gratuitas, as inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo link.

Durante o encontro, os participantes poderão se conectar com especialistas para discutir desafios atuais e explorar estratégias práticas em trade compliance e eficiência operacional. Além disso, terão insights relevantes e soluções aplicáveis para enfrentar o cenário global em constante evolução. “O KPMG & RGC EXPERIENCE acontece em um momento de muita expectativa do mercado de importação. As novas regras começam a valer já em outubro, no novo calendário da Receita Federal, que antecipou a implementação do sistema. Os impactos para a implantação do Novo Processo dependem do nível de preparação das empresas”, comenta Kleber Martins, Head de Desenvolvimento de Negócios da RGC.

Com a novidade, as Declarações de Importação passarão a ser registradas na forma de DUIMP, que tem como pré-requisito o cadastro ativo dos produtos no módulo de Catálogo de Produtos. “O novo processo vai exigir muito além do preenchimento de um novo Programa ou obrigação acessória exigidos pela Receita Federal do Brasil. A nossa sistemática aduaneira exigirá a implementação de uma nova governança corporativa que envolve diversos departamentos, possui reflexos tributários e em trade compliance. Infelizmente algumas empresas têm subestimado o esforço necessário para a elaboração do Catálogo de Produtos e deixam de observar que as informações a serem apresentadas a partir de outubro podem revelar riscos históricos nos últimos 5 anos ou novas oportunidades. Além disso, o uso de tecnologias nunca foi tão estratégico. Nas últimas semanas vimos a Receita Federal realizar modificações de atributos diretamente no ambiente de produção do Portal Único e tais atualizações impactam até mesmo os itens que já tinham sido populados no Sistema. Como estamos diante da principal mudança no comércio exterior das últimas décadas, entendemos que é muito importante trazermos esses exemplos práticos à discussão”, afirma Hermes Morettin, sócio-diretor de Trade & Customs Advisory da KPMG no Brasil.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Isabela Brito Lopes
isabelabritolopes1@gmail.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.