22/07/2022 às 10h30min - Atualizada em 22/07/2022 às 10h30min

Incêndio destrói tradicional livraria Belle Époque, no Rio

Bombeiros informaram que ninguém se feriu e que as chamas foram contidas e não ameaçaram outros imóveis no Méier.

Um incêndio destruiu a tradicional livraria Belle Époque, na Zona Norte do Rio, na noite desta quinta-feira (21). O Corpo de Bombeiros informou que apagou o fogo e evitou que as chamas se espalhassem para outros imóveis na Rua Soares, no Méier. Ninguém se feriu, informaram os bombeiros.
 

As chamas que queimaram dez mil livros, discos, cds e antiguidades foram registradas pelo livreiro Ivan Costa, 41, proprietario do espaco, em um video postado nas redes sociais.


"Acabou tudo. Pegou fogo. Meu sonho acabou", disse, aos prantos, ao filmar o incendio. "E uma dor gigante. Queimou um sonho para mim. Estou com a face inchada de tanto chorar", afirmou a Folha, na madrugada desta sexta (22).


Ele acredita que o fogo comecou na fiacao, pois na quinta um ventilador queimou, o que leva a suspeita de que havia algum problema nas instalacoes eletricas. Entre as antiguidades destruidas estao bilhetes da epoca da transicao do trem a vapor para o trem eletrico, um fato historico para o suburbio carioca.

 

Foram queimados, entre outros, exemplares sobre criticas e estudos literarios, alguns deles dedicados ao escritor Machado de Assis, uma especie de simbolo da Belle Epoque.

 

Em 2020, a foto de um anuncio da livraria foi compartilhada por milhares de pessoas: "Temos Machado de Assis proibidao", dizia o texto em um quadro na entrada do estabelecimento. Era uma ironia a tentativa da Secretaria de Educacao de Rondonia de recolher livros de escolas publicas por considera-los inadequados para criancas e adolescentes. Entre os autores que faziam parte da lista proibida estava Machado de Assis.

 

Ivan e livreiro desde 2008. Vendia livros em uma bicicleta ate abrir o ponto fixo no Meier, ha quatro anos e meio. Agitador cultural, organiza feiras mensais na rua, com expositores, lancamentos de livros e saraus. Antes do incendio, planejava um evento com escritoras argentinas.

 

Outros livreiros e clientes comecaram a se mobilizar durante a madrugada para reerguer a Belle Epoque. Tradicional no centro do Rio, a livraria Leonardo da Vinci faz campanha para que Ivan possa construir um novo acervo. A Blooks Livraria tambem manifestou apoio. Paginas online cariocas como a Suburbano da Depressao e a Rio Antigo prometeram ajudar.

 

"Eu estava sem esperança. Mas muitas pessoas estao mandando mensagens querendo apoiar. Nao consegui dar conta de tanta mensagem", disse Ivan ao chegar em casa, depois que os bombeiros controlaram o incendio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.