A candidata à reeleição pelo MDB em Silva Jardim, Maira Figueiredo, foi forçada a interromper a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos onde apareceu à frente de seu principal adversário, Juninho Peruca, do Solidariedade. Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Ágora e publicada no Jornal O Dia, apontou uma vantagem para Maira, mas o cenário mudou após novos acontecimentos.
A prefeita, que já fez uma gestão marcada por polêmicas, viu aliados envolvidos em escândalos, incluindo um vídeo nas redes sociais em que um de seus vereadores é expulso da casa de uma moradora, gerando indignação pública
Juninho Peruca, presidente da Câmara de Vereadores do município, é conhecido por seus debates com políticos da base da prefeita, onde frequentemente denuncia o mau uso de recursos públicos. Ele ganhou destaque na fiscalização dos serviços da cidade, o que tem fortalecido sua imagem junto ao eleitorado. Sua popularidade crescente e seu trabalho de denúncia contra a gestão atual o coloca em uma posição competitiva, e ele já parece técnico empatado com a prefeita.
O novo cenário eleitoral acirra ainda mais a disputa, e Juninho Peruca se torna uma ameaça real à reeleição de Maira Figueiredo. Se antes da prefeita liderava com folga, agora ambos os candidatos estão em uma disputa apertada, o que poderá mudar os rumores da campanha nas semanas finais. A expectativa é de uma eleição bastante disputada, com cada vez mais eleitores indecisos se posicionando.