14/07/2022 às 20h05min - Atualizada em 23/07/2022 às 00h01min

Cem anos do rádio no Brasil: a evolução dos aparelhos de rádio

No início, as famílias se reuniam em torno do aparelho de rádio: um móvel central nos lares que tinham o privilégio de possuí-lo. Atualmente, os telefones celulares conectam o ouvinte a diversas possibilidades de escuta via internet.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-evolucao-dos-aparelhos-de-radio
Do cristal de galena à era da convergência tecnológica, o rádio percorreu um longo caminho. E os modos de ouvi-lo também foram ganhando novos contornos.
 

Nas primeiras décadas do século vinte, as famílias se reuniam em torno do aparelho de rádio: um móvel central nos lares que tinham o privilégio de possuí-lo.

 

A Era de Ouro do rádio, nos anos 1940, foi marcada pela enorme audiência e por  inovações em seu dispendioso processo de produção.

 

Escutar rádio era, então, uma experiência coletiva e familiar. Reunir-se em torno do aparelho  e apreciar a música, a informação, o esporte ou os programas de entretenimento era um ritual raramente realizado individualmente.

 

A evolução dos modos de consumo do rádio está diretamente relacionada às mudanças pelas quais passaram a tecnologia  e os dispositivos de transmissão da informação.

 

O transístor foi criado por Willian Shockley, John Bardeen  e Walter Brattain em 1947,  nos Estados Unidos. A partir de então, o rádio deixou de ocupar o centro das salas de estar e passou a acompanhar os ouvintes em seus deslocamentos.

 

O consumo de rádio passa a incorporar também, além da mobilidade, a escuta individual. O surgimento da televisão o  deslocou da posição de principal aparelho para o consumo familiar.

 

Os anos 1970  e 1980  foram marcados por novas mudanças nos hábitos de consumo radiofônico. Os aparelhos se transformaram em dispositivos híbridos que conjugavam também toca-discos e toca-fitas. Tornaram-se populares os conjuntos 3 em 1 e os walkmans portáteis.

 

Atualmente, os telefones celulares conectam o ouvinte a diversas possibilidades de escuta via internet.  A adequação às possibilidades e demandas da internet tem gerado um novo rádio.

 

O ouvinte-internauta participa de forma ativa e imediata da produção de conteúdos. Ele pesquisa, questiona e contesta a informação que consome.

 

As cartas à redação, que levavam dias até chegar ao seu destino, hoje são recebidas instantaneamente por diversos meios tecnológicos, alterando de forma significativa  a produção dos conteúdos radiofônicos.

 

Cem anos em 100 programas

 
 
 
 
 
 

100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil




 
 
 
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC
 

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

 

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.


Cultura Rio de Janeiro 22/07/2022 - 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil aparelho de radio dispositivo sexta-feira, 22 Julho, 2022 - 11:01 374:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-evolucao-dos-aparelhos-de-radio

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.