26/07/2022 às 10h33min - Atualizada em 26/07/2022 às 10h33min

Polícia Civil prende homem que usava cadela para assaltar e atacar vítimas na Zona Sul do Rio

Animal foi apreendido e está sob cuidados, em um lar temporário. Uma das vítimas foi uma inspetora da Polícia Civil.

Por Anna Beatriz Lourenço e Tássia Thum, Bom Dia Rio
A cadela Macarena passou por exames e foi levada para um lar temporário. — Foto: Reprodução/ TV Globo
A Polícia Civil prendeu um homem que usava uma cadela para roubar e atacar pessoas na Zona Sul do Rio de Janeiro. Pelo menos cinco pessoas foram vítimas do crime, entre elas uma policial civil e um militar.

De acordo com as investigações, Allan Kardec Areas Santos, de 42 anos, é sem-teto e ficava sempre pelas calçadas de vários bairros, principalmente Jardim Botânico, Ipanema e Leblon. Segundo a polícia, se a vítima do assalto tentasse reagir, ele ordenava que Macarena, a cachorra, atacasse.

A cadela é da raça pastor alemão. O animal foi apreendido e está sob cuidados. Os responsáveis pelo cuidado de Macarena afirmam que ela é um animal dócil e obediente.

Uma policial civil teve uma discussão com Allan na praia e acabou sendo atacada.

“Eu estava na praia, no dia 18 de junho, com o meu cachorro. Ele colocou a guia dele no meu cão e saiu arrastando. Eu fui avisar, saí correndo atrás. Ele tinha uma pastora do lado. Eu disse: ‘Devolve o meu cachorro, você está levando o meu cachorro’. Eu tentei pegar o Scooby [nome do cão da policial], ele tentou me impedir e, quando eu vi, a cadela estava mordendo a minha perna. Uma mordida grave”, disse a inspetora Clarissa Huguet, da Polícia Civil.


 
A agente buscou saber quem era o homem e descobriu que ele era apontado como responsável por outros crimes. Allan tem 15 passagens pela polícia e estava foragido pelo crime de roubo.

“Eu consegui soltar o meu cachorro e depois a gente correu atrás dele, para saber quem era a pessoa. Descobrimos que ele tinha várias anotações criminais, inclusive por maus-tratos de animais”, disse Clarissa.


 
O caso é investigado pela 14ª DP (Leblon). O homem vai responder pelo crime de roubo impróprio, que é quando se usa um instrumento, no caso um animal, para conseguir aterrorizar a vítima.

“A cachorra é dócil e, embora dócil, fiel ao dono. Ele mandava as ordens e ela obedecia. Nesse tempo, ela fez cinco vítimas. Eu peço que as pessoas que foram vítimas desse homem, que venham até a delegacia e façam o registro para que a gente possa mantê-lo preso”, disse a delegada Daniela Terra.

A cadela Macarena está sendo cuidada pela Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal. Ela recebe cuidados veterinários.

“No dia da prisão, a delegada nos comunicou e fomos até o local, levamos a cadela para uma clínica veterinária, ela foi examinada para sabermos a situação no momento, se estava com saúde, se tinha sido agredida. Mas não parecia ter sido. Conseguimos um lar temporário para ela, onde ela está sendo bem cuidada, em local seguro”, afirmou o subsecretário estadual de Agricultura, Leonardo Pinto.

Macarena está disponível para adoção responsável.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.