O programa O Samba pede Passagem está no ar pela Rádio USP desde 1978, comandado pelo radialista e pesquisador Moisés da Rocha. É o mais antigo programa de rádio dedicado ao mundo do samba do Brasil.
Moisés da Rocha começou o programa quase por acaso. O diretor da emissora fez o convite a Moisés, que na época tinha trabalhado como assistente de produção, repórter, locutor, e paralelamente era assistente de direção e ator nas produções do dramaturgo Plínio Marcos, seu amigo.
O programa O Samba pede Passagem é considerado um dos grandes patrimônios do samba paulistano e brasileiro, tendo revelado muitos nomes do samba.
Mas a história do programa não está encerrada, ele continua revelando muitos novos artistas e mantendo viva a cultura sambista em São Paulo.
Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.
A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.