02/08/2022 às 12h13min - Atualizada em 02/08/2022 às 12h13min

Flamengo reencontra Corinthians na Libertadores após 12 anos com nova realidade; veja comparação

Equipes se enfrentam nesta terça-feira, em Itaquera, pelo jogo de ida das quartas de final. Em 2010, Fla levou a melhor e eliminou o rival nas oitavas

LANCE!
Doze anos depois, o Flamengo volta a encarar o Corinthians em um mata-mata de Libertadores. No entanto, daquele time que eliminou o rival nas oitavas de final em 2010, pouco se vê no Rubro-Negro atual. O clube agora vive outra realidade - financeira e esportiva - e mira a terceira final continental em quatro anos.

Flamengo e Corinthians abrem nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), a disputa por uma vaga na semifinal da Libertadores. A partida será na Neo Química Arena.

Um ano após o hexacampeonato brasileiro, o Flamengo ainda vivia a época de gestões amadoras e de pouca responsabilidade financeira. Afundado em dívidas, o clube continuava gastando o que não podia para formar elencos minimamente competitivos em busca de títulos.

Apesar de ter sido campeão nacional no ano anterior, o Rubro-Negro chegou para o confronto contra o Corinthians, nas oitavas de final da Libertadores, um tanto quanto desacreditado. A equipe fez uma fase de grupos irregular e avançou no sufoco, com a pior campanha entre os 16 classificados. O clube paulista, por outro lado, era o dono da melhor campanha e teria a vantagem de decidir em casa.

As chances do Flamengo aumentaram após a vitória de 1 a 0 no jogo de ida, no Maracanã, com gol de pênalti de Adriano. No entanto, a superioridade corintiana ficou clara na volta e os paulistas abriram 2 a 0 no Pacaembu ainda no primeiro tempo. A classificação rubro-negra veio com nova dose de sufoco: gol heroico de Vagner Love e pressão do adversário até o minuto final.

 
 
 
Apesar de marcante e muito celebrada, aquela classificação pareceu ter sido um ponto fora da curva para o Flamengo da época. O clube estava há 17 anos sem disputar as quartas de final da Libertadores e sofreu pela falta de experiência na competição, sendo eliminado para a Universidad do Chile.
 
Escalação do Flamengo na classificação em 2010:
Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado (Toró), Willians e Vinicius Pacheco (Kleberson); Vagner Love (Fierro) e Adriano. Técnico: Rogério Lourenço.
 
2022: POTÊNCIA ECONÔMICA E FORÇA CONTINENTAL

A realidade do Flamengo começou a mudar a partir da gestão de Eduardo Bandeira de Mello, em 2013. A nova diretoria passou a defender a austeridade financeira, reduzindo grande parte da dívida rubro-negra e vendo as receitas aumentarem ano a ano.

Após anos de rigidez financeira, o Flamengo ajeitou as contas e se tornou a maior potência econômica do futebol brasileiro. A partir de 2016, o clube passou a investir na contratação de jogadores, como Diego, Everton Ribeiro, Gabigol, Arrascaeta e cia., que transformaram a realidade esportiva rubro-negra.

Com elencos competitivos, o Fla passou a ser figura constante na Libertadores e disputou todas últimas seis edições da Libertadores. O clube, assim, superou o recorde de participações seguidas, que era de quatro e persistia desde a década de 80. Naturalmente, passou a ir mais longe na competição: o bicampeonato veio em 2019 e o tri bateu na trave em 2021.
 
Caso repita 2010 e elimine o Corinthians novamente, o Flamengo estará a um passo da terceira final de Libertadores em apenas quatro anos. Algo impensável doze anos atrás e se tornou "normal" diante da nova realidade rubro-negra.

Provável Flamengo para pegar o Corinthians em 2022:
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes (Vidal), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol. Técnico: Dorival Júnior.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.