02/08/2022 às 18h30min - Atualizada em 03/08/2022 às 00h01min

Dia da Cultura Nordestina tem Luiz Gonzaga como símbolo da comemoração

A data foi escolhida em homenagem ao músico brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que faleceu no dia 02 de agosto de 1989.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-08/dia-da-cultura-nordestina-tem-luiz-gonzaga-como-simbolo-da-comemoracao
Nordestinos de todo o Brasil celebram hoje o legado de sua identidade e tradições. É que 2 de agosto é a data escolhida para comemorar o Dia da Cultura Nordestina.
 

A data foi escolhida em homenagem ao músico brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que faleceu nesse mesmo dia, em 1989. Símbolo da cultura do Nordeste, nascido no município de Exu, no Pernambuco, Gonzaga é tido como um dos grandes porta-vozes, não só por ter tocado melodias da região e cantado letras descrevendo os costumes do sertanejo, mas também por sempre trajar o chapéu e o gibão de couro, peças de referência na vestimenta tradicional.

 

Dentre as dezenas de festejos em vários estados do país que celebram o dia da cultura nordestina, um deles leva, há muitos anos, a música do Rei do Baião para as ruas de Teresina, capital do Piauí: é a “Procissão das Sanfonas”, que este ano chega à sua edição de número 14. 

 

Após dois anos sem uma edição presencial por causa da Covid-19, será realizado hoje o tradicional cortejo com dezenas de sanfoneiros, que tem concentração na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, a partir das três da tarde, e encerra em palco montado em frente ao Museu do Piauí, onde acontecerão várias homenagens e premiações. Bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, Padre Cícero, Lampião e Maria Bonita acompanham a procissão. 

 

Wilson Seraine, um dos idealizadores da Procissão das Sanfonas, destaca o legado que o evento vem deixando ao longo dos anos para a cultura nordestina 

 

Esse ano, além de lembrar os 33 anos sem Gonzagão, o evento festeja os 75 anos da música Asa Branca e também os 80 anos de outro ícone nordestino, o baiano Gilberto Gil.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-08/dia-da-cultura-nordestina-tem-luiz-gonzaga-como-simbolo-da-comemoracao
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.