04/08/2022 às 14h23min - Atualizada em 04/08/2022 às 14h25min
Estações do metrô no Rio receberão complemento com nomes dos bairros onde estão localizadas
Objetivo é facilitar a comunicação com os passageiros, principalmente os turistas. Novos nomes aparecerão em placas, folhetos e nas mensagens de áudio veiculadas nas estações e trens.
As estações do metrô no Rio de Janeiro passaram a ganhar o nome dos bairros onde se localizam, como um complemento, a partir deste mês. O objetivo é orientar os passageiros com mais clareza, especialmente os turistas, nas paradas que não possuem o nome dos logradouros. A comunicação atual será substituída pelos novos nomes, que aparecerão em placas, folhetos e nas mensagens de áudio veiculadas nas estações e trens.
Os nomes dos lugares foram acrescentados ao lado dos nomes já conhecidos de cada estação. As quatro estações que ficam na Tijuca ganharam o nome do bairro:
Uruguai / Tijuca; Saens Peña / Tijuca; São Francisco Xavier / Tijuca; Afonso Pena / Tijuca. As nomenclaturas das estações Central, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia serão complementadas com a palavra Centro.
Central do Brasil / Centro; Uruguaiana / Centro; Carioca / Centro; Cinelândia / Centro. A estação Presidente Vargas já havia sido renomeada como Saara/ Presidente Vargas, em cumprimento a um projeto de lei estadual.
As três estações da Linha 1 que ficam em Copacabana também receberão o nome do bairro.
Cardeal Arcoverde / Copacabana; Siqueira Campos / Copacabana; Cantagalo / Copacabana. As estações General Osório e Nossa Senhora da Paz, na Linha 4, receberão o nome do bairro de Ipanema.
General Osório/ Ipanema; Nossa Senhora da Paz/ Ipanema. As outras estações da Linha 4 que terão a localização no nome são as seguintes:
Antero de Quental / Leblon; Jardim de Alah / Leblon; Jardim Oceânico / Barra da Tijuca.