04/08/2022 às 11h34min - Atualizada em 04/08/2022 às 11h34min

Guia do Rio: Onde fazer trilha no Rio de Janeiro?

Um guia para quem deseja conhecer as trilhas da Cidade Maravilhosa

https://diariodorio.com/guia-do-rio-onde-fazer-trilha-no-rio-de-janeiro/
Thayana Alvarenga
O Rio de Janeiro tem opções de lazer para os mais variados gostos, inclusive para quem prefere uma atividade com um pouco mais de aventura e mais perto da natureza: as trilhas. Sejam as mais leves, para quem não está acostumado, ou as mais longas e cansativas, para os trilheiros mais veteranos, o Rio tem diversas opções de trilhas. E fizemos uma seleção com as mais famosas entre os cariocas. 


Confira:

Pedra Bonita

                                                  
Vista da Pedra Bonita | Foto: Larissa Ventura/Diário do Rio

Vista da Pedra Bonita | Foto: Larissa Ventura/Diário do Rio


 


Uma das mais famosas e, como diz o nome, mais bonitas do Rio de Janeiro, a trilha para a Pedra Bonita é íngreme, mas sem grandes obstáculos. Com a distância de 1,15km, o trajeto tem dificuldade moderada.

Por outro lado, o esforço vale a pena. Com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor, a Barra da Tijuca e para a Pedra da Gávea, a vista do topo da Pedra Bonita é incrível. Muitos grupos, inclusive, costumavam fazer piqueniques ou reuniões no topo da Pedra. Porém, com a pandemia, qualquer tipo de aglomeração deve ser evitada.

Para chegar até a Pedra Bonita, basta ir até São Conrado e subir a Estrada das Canoas. Há placas indicando local para estacionar o carro e também para iniciar o percurso da trilha para a Pedra Bonita, que fica bem próximo da rampa de voo livre, bastante conhecida na região.

Pico Tijuca Mirim

No Parque Nacional da Tijuca, há uma trilha alternativa, considerada fácil e curta, que leva ao Pico Tijuca Mirim, a 917 metros de altitude. Há dois caminhos: pela Trilha da Serrilha da Caveira ou saindo do Largo do Bom Retiro na Floresta da Tijuca, por onde sobe para o Pico da Tijuca.

Próximo do Pico Tijuca Mirim há vias de escalada. Do topo, é possível ver os picos Andaraí Maior e da Tijuca, a Pedra do Conde, o Centro carioca, a zona norte, e dependendo do tempo até o Cristo Redentor, parte do Pão de Açúcar e a Pedra do Elefante em Niterói.


Morro da Urca

 
                           
Morro da Urca | Foto: RioTur

Morro da Urca | Foto: RioTur


 

Um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar tem outro caminho senão o bondinho. O Morro da Urca, um ponto abaixo do Pão de Açúcar, pode ser acessado por uma trilha leve, que alterna entre trechos mais íngremes ou mais planos. A distância a ser percorrida é de 1,5km. Ao terminar a trilha, é possível acessar o Pão de Açúcar pelo bondinho pela metade do preço.

Para iniciar a trilha, basta ir até a pista de caminhada Cláudio Coutinho, localizada no canto esquerdo da Praia Vermelha.

Praia do Perigoso

Assim como a trilha da Pedra do Telégrafo, o trajeto parte da Barra de Guaratiba. Com 1,5km, a trilha é considerada com dificuldade de leve a moderada, dependendo do condicionamento físico.

Como faz parte de um conjunto de trilhas, há algumas bifurcações no caminho, por isso é fundamental se atentar às placas de sinalização. Pegadas de botas pintadas em pedras e árvores indicam o sentido da trilha: a pegada amarela indica que você está entrando na trilha e a pegada preta que você está saindo.

A caminhada leva à Praia do Perigoso, muito utilizada para camping. O mar é agitado e, inclusive, há quem diga que foi daí que surgiu o nome da praia, devido à quantidade de afogamentos no local.

 

Pedra do Telégrafo

                            
Pedra do Telégrafo no Parque da Pedra Branca | Foto: Divulgação Governo do Estado

Pedra do Telégrafo no Parque da Pedra Branca | Foto: Divulgação Governo do Estado


 

Uma das trilhas mais famosas nas redes sociais, a Pedra do Telégrafo gerou muita curiosidade e fez com que diversos internautas fossem atrás de um clique para postar. Na pedra, a foto faz parecer que a pessoa está pendurada em um abismo, mas na verdade não há perigo, é tudo questão de ângulo. Além das fotos, a bela vista da Praia Selvagem, da Zona Oeste do Rio de Janeiro, também precisa ser ressaltada.

A dificuldade da trilha, entretanto, é um pouco maior que as anteriores. Muitas pessoas relatam que alguns trechos oferecem dificuldade a quem não está habituado às trilhas. A distância a ser percorrida também é maior: 2,3 km.

A Pedra fica na região de Barra do Guaratiba, a aproximadamente 25 km do Terminal Alvorada. A entrada que leva até lá chama-se Roberto Burle Marx. É preciso seguir por ela até o centrinho de Barra de Guaratiba e acompanhar as placas até o início da trilha.

Por ser muito conhecida e popular, a trilha costuma ficar cheia de turistas. Por isso, para evitar fila para tirar a foto, o ideal é ir o mais cedo possível.

 

Morro Dois Irmãos


                            
Vista do Morro Dois Irmãos | Foto: Larissa Ventura/Diário do Rio

Vista do Morro Dois Irmãos | Foto: Larissa Ventura/Diário do Rio


 

Apesar de ter dificuldade moderada, com 1,5 km e trechos bastante íngremes, o Morro Dois Irmãos é conhecido como umas das mais belas trilhas do Rio de Janeiro, pois oferece uma visão privilegiada. Lá de cima, é possível avistar desde o Cristo Redentor e a Praia do Leblon até a Praia de São Conrado e a Pedra da Gávea. Apesar da caminhada ser um pouco cansativa, devido às subidas, o esforço vale a pena.

A trilha fica na comunidade do Vidigal. O início do trajeto fica na lateral do campo de futebol na Vila Olímpica.

Parque Darke de Mattos

A paisagem panorâmica da Baía de Guanabara é o principal destaque do Mirante Boa Vista, no Parque Darke de Mattos, em Paquetá. Já no Morro do Vigário, também no parque, as ilhas e ilhotas encantam. Há um quiosque turístico próximo da balsa em Paquetá, onde você pode obter mapas e informações.

Mirante do Caeté


                                
Foto: Prefeitura do Rio

Foto: Prefeitura do Rio


 

A trilha para o Mirante do Caeté fica dentro do Parque Natural da Prainha. Lá dentro, o trajeto até o início da trilha é circular, ou seja, mais de um caminho leva ao mesmo lugar. Com pouco tempo de caminhada, há uma placa que indica a entrada da trilha.

Durante a subida, alguns pontos de mata aberta oferecem vistas da praia. Um deles em destaque, tem vista para a Prainha. Trata-se do melhor ponto de observação dela na trilha, pois, apesar de ser muito próxima, o mirante não oferece vista para ela.
Mesmo sem a vista da Prainha, o visual do Mirante do Caeté não deixa a desejar. É possível ver a Praia do Secreto, a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal, o Recreio, a Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea.

Como a trilha fica dentro do parque, ela só pode ser realizada de 8h às 17h, pois é o mesmo horário que o parque fica aberto.

Pedra da Gávea

Uma das mais bonitas, mais atraentes e mais cansativas do Rio, a Pedra da Gávea atrai muitos cariocas para conhecer de perto a “Cabeça do Imperador”, como muitas pessoas chamam devido a um lado da pedra parecer ter um formato de rosto, mas cuidado! O trajeto não é recomendado para quem não está habituado e é de nível difícil.

O percurso é de 1,6Km e o caminho não tem muitas indicações, então é importante ter cuidado com os desvios para não se perder. Além de ser bastante íngreme, há mais uma dificuldade: é preciso fazer uma escalada para, finalmente, chegar ao topo. Por esse motivo, é fundamental estar habituado a esse tipo de passeio, ter os equipamentos necessários e, se possível, ter um guia acompanhando, para evitar acidentes.

Ao fim da trilha, todo esse esforço é recompensado por uma vista de tirar o fôlego. Além disso, em diversos pontos do trajeto, há mirantes que proporcionam fotos incríveis e mostram que, como diz a música, o Rio de Janeiro continua lindo


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.