04/08/2022 às 14h14min - Atualizada em 04/08/2022 às 14h14min

Rio celebra pela primeira vez o nascimento, em águas cariocas, de baleia-jubarte e de tubarões-galha-branca-de-recife

Batizado de Heloisa, bebê mamífero foi visto nas Ilhas Cagarras. Já a espécie de tubarão, que está vulnerável, se reproduziu no AquaRio.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/08/04/rio-celebra-pela-primeira-vez-o-nascimento-em-aguas-cariocas-de-baleia-jubarte-e-de-tubaroes-galha-branca-de-recife.ghtml
As imagens foram divulgadas pelo Movimento Baía Viva
Biólogos estão celebrando o nascimento, em águas cariocas, de espécies que jamais reproduziram por aqui. O Rio ganhou um filhote de baleia-jubarte (veja acima) e dois bebês-tubarões-galha-branca-de-recife — estes, ameaçados de extinção.
 
Baleinha Heloísa

A mamiferozinha foi avistada, ao lado da mãe, por pesquisadoras do Ilhas do Rio no mar atrás das Cagarras. As biólogas estavam monitorando a migração das baleias quando a encontraram.
 
É o primeiro registro de um filhote recém-nascido no mar do rio. E por isso a baleinha foi batizada carinhosamente de Heloísa, para homenagear a Garota de Ipanema.


 
Baleia-jubarte com a mãe — Foto: Reprodução/TV Globo

Baleia-jubarte com a mãe — Foto: Reprodução/TV Globo

 
“Foram feitos vários registros de grupos reprodutivos. Esses dados são indicativos de que no futuro o litoral carioca possa vir a se tornar uma área de reprodução e cria de baleias-jubarte, assim como o banco dos Abrolhos, na Bahia”, explicou a bióloga Liliane Lodi.
 
Liliane disse que Heloísa tem pelo menos quatro metros, podendo chegar a 15 m quando adulta.
 
Babies shark

Os tubarõrezinhos nasceram no AquaRio, que por ora os mantém em tanques-incubadoras. Os dois filhotes da espécie galha-branca-de-recife, ameaçada de extinção, são os primeiros a vir ao mundo em um aquário no Brasil — eles ocorrem nas costas do Pacífico e do Índico.
 

“A ideia é que o público escolha os nomes”, diz Rafael Franco, gerente técnico do AquaRio.

Franco explicou que os babies shark nasceram com 50 centímetros e cerca de um quilo. Adultos, chegam a dois metros e até 20 quilos.
 
Filhotes de tubarão-galha-branca-de-recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Filhotes de tubarão-galha-branca-de-recife — Foto: Reprodução/TV Globo


A chegada dos dois é motivo de esperança.
“Infelizmente, essa espécie está vulnerável e consta da lista das ameaçadas de extinção. Então um nascimento no aquário de dois indivíduos corrobora ainda mais para a conservação. A gente poder contribuir para a preservação de uma espécie ameaçada com certeza é motivacional”, disse Franco.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.