28/06/2022 às 16h15min - Atualizada em 03/07/2022 às 00h01min

Cem anos do rádio no Brasil: os programas de calouros

O primeiro programa de calouros do rádio brasileiro, A Hora dos Calouros, foi criado na Rádio Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Os concursos faziam as audiências aumentarem consideravelmente e, junto com elas, as verbas publicitárias.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-06/cem-anos-do-radio-no-brasil-os-programas-de-calouros
No final da década de 1930, o rádio começava a se popularizar e os produtores perceberam que a presença dos ouvintes nas emissoras trazia mais calor à programação e gerava grande adesão do público.
 

O primeiro programa de calouros do rádio brasileiro, A Hora dos Calouros, foi criado na Rádio Cruzeiro do Sul, em São Paulo.

 

Os concursos faziam as audiências aumentarem consideravelmente e, junto com elas, aumentavam também as verbas publicitárias.

 

Os programas de calouros, como A Hora do Pato, apresentado por Héber de Bôscoli, Paulo Gracindo e Jorge Curi, e Calouros em Desfile, com Ary Barroso e Tião Macalé no gongo, atraíam milhares de ouvintes.

 

No rádio ou na tv, os concursos de calouros trazem o calor do público para o microfone, enchendo de alegria e de fantasia os lares brasileiros.  

 

Cem anos em 100 programas

 
 
 
 
 
 

100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil




 
 
 
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC
 

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

 

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

 

 


Cultura Rio de Janeiro 02/07/2022 - 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil programas de calouros sábado, 2 Julho, 2022 - 11:01 375:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-06/cem-anos-do-radio-no-brasil-os-programas-de-calouros

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.