13/07/2023 às 21h24min - Atualizada em 14/07/2023 às 00h00min

Exposição traz publicações seriadas mais antigas do país

Uma das joias do acervo é um exemplar do jornal ""O Mulato ou O Homem de Cor, criado em 1833, por Francisco Paula Brito, primeiro periódico do país a lutar contra a discriminação racial e a favor da abolição da escravidão.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2023-07/exposicao-traz-publicacoes-seriadas-mais-antigas-do-pais









Raridades como o menor jornal do mundo e um pioneiro da imprensa negra no Brasil estão na Mostra “Uma janela para o armazém de periódicos”, inaugurada nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A exposição tem cerca de 80 itens do acervo da biblioteca, que possui a mais antiga e completa coleção de publicações seriadas do país. 



Uma das joias do acervo é um exemplar do jornal ""O Mulato ou O Homem de Cor, criado em 1833, por Francisco Paula Brito, primeiro periódico do país a lutar contra a discriminação racial e a favor da abolição da escravidão. 



Um dos módulos da exposição chamado “fragmentos sociais” foi pensado justamente para refletir, por meio das publicações, a diversidade da população brasileira, como explica uma das curadoras, Maria Angélica Pinheiro de Oliveira.   



Outra raridade que o público vai conferir é o Vossa Senhoria, reconhecido pelo Guinness, livro dos recordes, como o menor jornal do mundo. O periódico foi publicado pela primeira vez em 1935, na cidade de Goiás, nas dimensões de 9cm x 6cm. Em 1996, passou a ser editado nas dimensões de 3,5 cm de altura por 2,5 cm de largura. 



Além de jornais históricos, a mostra também conta com revistas, HQs, mangás, fanzines, anais e coleções de leis. 



 A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta. Para quem não está no Rio de Janeiro, a exposição pode ser visitada de forma virtual no site da BN Digital: bndigital.bn.gov.br. 


Cultura O menor jornal do mundo é uma das atrações da mostra, no Rio Rio de Janeiro 13/07/2023 - 21:24 Roberto Piza / Beatriz Albuquerque Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional Biblioteca Nacional Rio quinta-feira, 13 Julho, 2023 - 21:24 128:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2023-07/exposicao-traz-publicacoes-seriadas-mais-antigas-do-pais
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.