26/03/2024 às 11h13min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h00min

Desafio Rei e Rainha da Montanha é confirmado no L'Étape Cunha

O trecho escolhido será no sentido Campos Novos, entre os quilômetros 70 e 74

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.pressroom.com.br/4357286864/desafio-rei-e-rainha-da-montanha-e-confirmado-no-l-etape-cunha.html
Ophellia

Uma das características das três etapas do L'Étape Brasil by Tour de France é a estratégia dos ciclistas para enfrentar as subidas da prova. Na estreia dos eventos de 2024, em 7 de abril, na cidade de Cunha (SP), os participantes terão as distâncias de 110 km e 2.870 metros de altimetria acumulada e 59 km com 1.300 metros de altimetria acumulada.

E mais uma vez, L'Étape Brasil premiará os melhores escaladores no Desafio Rei e Rainha da Montanha. O trecho escolhido será no sentido Campos Novos, entre os quilômetros 70 e 74. Na avaliação de Fernando Cheles, diretor de prova, treinos e autoconhecimento serão essenciais para vencer essa serra com o melhor tempo.

O percurso de Cunha (SP) é marcado por subidas intermitentes e curvas na região. Foi lá que a saga do L'Étape teve suas primeiras três etapas: 2015, 2016 e 2017. O evento mantém o mesmo percurso longo das edições anteriores e terá um novo desafio na prova curta do L'Étape na cidade.

''Sempre foi um desafio escalar ao topo, um pouco diferente do que é o comum. Muitos dos ciclistas costumam escolher montanhas longas, de 8 km até 20 km, normalmente muito mais constante no nível de inclinação, para bater os recordes. O Rei e Rainha da Montanha se dá num momento difícil que é por volta do quilômetro 70 de prova, onde os atletas já estão com uma altimetria pesada'', explicou Fernando Cheles, diretor de prova.

Em 2023, venceram o Desafio Rei e Rainha da Montanha em Cunha, respectivamente, Bruno Martins Lemes, com o tempo de 10min56s881 e Juliana Missen Cipriano, com 15min42s314. 

A organização prevê 1.200 atletas no evento em Cunha. Em 2023, o campeão geral masculino dos 110 km foi Guilherme do Couto, que completou a prova em 3h26min39s. Na prova feminina, Maíra Catenacci foi a grande vencedora, com a marca de 4h08min20. 

''São montanhas de uma inclinação e uma intensidade bem mais alta do que o padrão. São mais curtas também, porém o tempo todo a montanha tem uma inclinação variável, então  sobe muito duro, alivia um pouco e volta a ficar bem empinada. O ciclista tem que trocar de marcha, tem que mudar de posição e trabalhar potências diferentes, cadências diferentes'', completou Fernando Cheles.

A partir de 2023, a competição de ciclismo de estrada passou a contar com três provas em seu calendário. Além de Cunha, o  L'Étape Brasil continua na cidade paulista de Campos do Jordão, no final de setembro e no Rio de Janeiro no último fim de semana do mês de junho. 

Nesta temporada, os atletas participantes poderão contar com toda a estrutura que a organização oferece, no mesmo estilo das grandes provas europeias, bem como a segurança do primeiro ao último quilômetro, além do Village.

O L'Étape Brasil

O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.