A Avelar Sports divulgou as altimetrias das provas da etapa de Itabirito (MG) da Internacional Chayoang Estrada Real. A competição de mountain bike, que vale pontos para o ranking mundial, será disputada entre os dias 29 e 31 de março, sempre no Morro do Cristo.
Assim como aconteceu na etapa de Arcos, no início de março, Itabirito terá provas de XCC na sexta-feira (29), XCO no sábado (30) e XCM no domingo (31). As provas de XCC da sexta-feira são muito curtas, com altimetria desprezível. Nessa modalidade, os atletas andarão por 20 minutos e depois darão mais uma volta de 2 km.
Nas provas de XCO, os ciclistas irão competir em uma altimetria que varia entre 1086 e 1168 metros. Nessa modalidade, a pista terá quatro metros, e os atletas darão entre uma e sete voltas, dependendo da categoria. Os homens do Elite (profissional) darão sete, contra cinco das mulheres do Elite. Importante destacar que o número de voltas pode variar de acordo com o colégio de comissários. As provas de XCO têm o formato olímpico. Inclusive, elas valem pontos para os Jogos de Paris-2024.
No domingo, os atletas terão os percursos mais longos, afinal, é o XCM, a maratona. No percurso reduzido (45 km), os ciclistas irão pedalar entre 863 e 1165 metros. Já no completo (58), dedicado aos atletas de Elite e E-bike, a altimetria irá variar entre 864 metros e 1308 metros.
“Estamos muito felizes em retornar para Itabirito. É uma cidade que nos recebe sempre muito bem, tanto público quanto prefeitura. E ter a presença de atletas estrangeiros engrandece ainda mais o nosso evento”, conta Mariana Gomes, gerente geral da Avelar Sports.
Presença de grandes nomes do MTB
A etapa de Itabirito da Internacional Chayoang Estrada Real terá a presença de grandes nomes do mountain bike nacional. Letícia Cândido, que venceu a prova de XCM (Elite) em Arcos, é uma das atrações entre as mulheres. Ela é da equipe Houston Bike Team
Outra atração feminina é Hercíia Najara, da Estilo Ventura/Trek Brasil. Ela chega com confiança em alta após cair da bike e mesmo assim faturar o primeiro lugar da prova de XCO (Elite) em Arcos. As duas atletas estarão “em casa” porque moram na região de Itabirito.
Entre os homens, o mineiro José Gabriel, o paulista Luiz Cocuzzi e o baiano Ulan Galinski são alguns dos confirmados. O segundo venceu a prova de XCC, enquanto o terceiro levou a melhor no XCO. Outro grande nome é o australiano Sam Fox, campeão australiano de mtb.
Inscrições, retirada de kits e calendário da Internacional Chayoang Estrada Real
As inscrições já estão encerradas. Quem já as fez, deve retirar os kits no local das provas. A retirada começa na quinta-feira (28), das 13h às 18h. Na sexta-feira, das 08h30 às 18h. No sábado, das 07h às 18h. Já no domingo, das 07h às 09h. São esperados cerca de 1.200 atletas, entre amadores e profissionais.
Cronograma
Na sexta-feira (29), as largadas dos atletas Elite (profissionais) serão às 16h e 16h30 para mulheres e homens, respectivamente.
Já no sábado (30), os homens do Elite vão largar às 14h, enquanto as mulheres sairão cinco minutos depois. No Domingo de Páscoa (31), o público acompanhará as corridas de maratona, que são as mais longas. Todas as categorias, profissionais ou amadoras, largarão às 9h30. Algumas categorias farão o percurso reduzido, de 45 km, enquanto outras atuarão no completo, com 58 km.
Transmissões ao vivo
Um dos pontos mais conhecidos da Avelar Sports são suas transmissões ao vivo. No ano passado, a empresa transmitiu todas as suas competições através do Youtube e você pode sempre assistir novamente no canal oficial.Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real – Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
Mais Avelar Sports
A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br/, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da Onboard têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.