04/07/2022 às 20h22min - Atualizada em 10/07/2022 às 00h00min

Cem anos do rádio no Brasil: os programas de auditório

Os programas de auditório contavam com a participação entusiasmada dos ouvintes e marcaram uma época que ficou conhecida como a Era do Rádio. Um dos primeiros sucessos do gênero foi o programa Calouros em Desfile, de Ary Barroso.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-os-programas-de-auditorio
A partir da regulamentação da publicidade e do barateamento dos aparelhos receptores, o rádio passou a falar com audiências cada vez mais populares.  
 

Neste percurso, surgiram os famosos programas de auditório que contavam com a participação entusiasmada dos ouvintes e marcaram uma época que ficou conhecida como a Era do Rádio.

 

Um dos primeiros sucessos do gênero foi o programa Calouros em Desfile, de Ary Barroso.

 

Grandes nomes do rádio e da tv passaram por seus microfones.

 

Os programas de auditório mobilizavam uma extensa rede de recursos técnicos financeiros e de artistas: radioatores, redatores, cenógrafos, figurinistas, músicos e orquestras.

 

A partir da década de 1960, os caríssimos programas de auditório do rádio ocuparam espaço também na televisão, onde fizeram enorme sucesso durante décadas.

 

Cem anos em 100 programas

 
 
 

100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil




 
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC
 

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

 

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.


Cultura Rio de Janeiro 09/07/2022 - 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil programas de auditório sábado, 9 Julho, 2022 - 11:01 6:37

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-os-programas-de-auditorio
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.