13/07/2022 às 18h34min - Atualizada em 19/07/2022 às 00h00min

Cem anos do rádio no Brasil: a importância das ondas curtas

Ondas curtas é o nome que se dá para a faixa do espectro eletro-magnético localizada aproximadamente entre 3 e 30 megahertz. São as únicas que permitem a transmissão radiofônica em vastas áreas da superfície terrestre, ultrapassando fronteiras

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-importancia-das-ondas-curtas
Ondas curtas é o nome que se dá para a faixa do espectro eletro-magnético localizada aproximadamente entre 3 e 30 megahertz.
 

São as únicas que permitem a transmissão radiofônica em vastas áreas da superfície terrestre, ultrapassando fronteiras

 

Essa capacidade das ondas curtas lhes renderam um importante papel na difusão cultural e até mesmo em questões de segurança nacional.

 

Nos anos 1930, muitas emissoras de rádio públicas como a BBC utilizavam as ondas curtas para divulgar informações e para divulgar aspectos da cultura de seu país.

 

No Brasil, elas tiveram papel fundamental durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Também foram fundamentais para a expansão e consolidação do projeto integrador do Brasil, desenvolvido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro nos anos 1940.

 

E ajudaram o país a torcer pela Copa do Mundo de 1958.

 

Ainda que a internet tenha encurtado as distâncias e seja a alternativa de transmissão global adotada por alguns radiodifusores, as ondas curtas continuam sendo importantes e estratégicas, principalmente em um país de dimensões continentais como o Brasil.

 

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por exemplo, mantém um grande parque de transmissões para atender as demandas de segurança e comunicação na Amazônia, o parque Rodeador.

 

Cem anos em 100 programas

 
 

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

 

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.


Cultura Rio de Janeiro 18/07/2022 - 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil Ondas Curtas segunda-feira, 18 Julho, 2022 - 11:01 314:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-importancia-das-ondas-curtas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.