01/08/2022 às 15h47min - Atualizada em 01/08/2022 às 15h47min

Morre Bill Russell, um dos maiores jogadores da história da NBA

Lendário astro do Boston Celtics, dono de 11 anéis e cinco prêmios de MVP, faleceu aos 88 anos

Bill Russell, um dos maiores jogadores da história da NBA, faleceu neste domingo, dia 31 de julho. O lendário astro do Boston Celtics, que ganhou 11 campeonatos e conquistou cinco prêmios de MVP na liga americana, morreu aos 88 anos. A notícia foi divulgada no perfil pessoal do ex-jogador na internet. De acordo com o comunicado, Bill Russell faleceu pacificamente com a esposa ao seu lado.

- A esposa de Bill, Jeannine, e seus muitos amigos e familiares agradecem por manter Bill em suas orações. E esperamos que cada um de nós possa encontrar uma nova maneira de agir ou falar com o compromisso intransigente, digno e sempre construtivo de Bill com os princípios. Essa seria uma última e duradoura vitória para nosso amado camisa 6 - pediu o post.

 
 


Considerado o maior pivô defensivo já visto no basquete, Bill Russell transformou o Celtics em uma potência que conquistou oito títulos consecutivos de 1959 a 1966. Foram 13 temporadas defendendo a franquia de Boston. Com a seleção americana, ele conquistou uma medalha olímpica em 1956.
Bill Russell está no Hall da Fama desde 1975, mas somente em 2019 aceitou receber a joia que é entregue aos selecionáveis. E se dentro de quadra foi um dos maiores e mais dominantes jogadores da NBA, fora dela foi fundamental na militância. Foi o primeiro jogador afro-americano a atingir o status de superastro na NBA e também o primeiro afro-americano a se tornar técnico na liga.

Russell sempre foi um ativista nas lutas contra o racismo e, devido às conquistas no âmbito dos Direitos Civis, foi agraciado com a Medalha Presidencial da Liberdade por Barack Obama em 2011.

- A compreensão de Bill sobre a luta é o que iluminou sua vida. Desde boicotar um jogo de exibição em 1961, para desmascarar a discriminação tolerada por muito tempo, até liderar o primeiro campo de basquete integrado do Mississippi no rastro inflamável do assassinato de Medgar Evans. Bill chamou a atenção para a injustiça com uma franqueza implacável - destacou o comunicado.

Quando chega à NBA em 1956, a liga simplesmente não tinha atletas negros como estrelas. A liga já tinha quebrado a barreira racial em 1950 com a chegada de Earl Lloyd, Sweet Clifton e Chuck Cooper, mas esses jogadores ainda eram amplamente vistos com preconceito e desdém ao redor da liga, jogadores menos inteligentes e capazes que os brancos, frequentemente boicotados ou sabotados pelos próprios técnicos ou companheiros. Russell quebrou essa barreira ainda como calouro, levando os Celtics ao seu primeiro título e logo se estabelecendo como melhor jogador do planeta. A NBA viveu à sombra de Russell por 13 anos (e, como dito, 11 títulos) e, se quando ele chegou à NBA os atletas negros eram minoria e muitas vezes limitados a papéis secundários, quando Russell se aposenta, em 1969, a NBA era uma uma liga majoritariamente negra, comandada por estrelas negras, e racialmente integrada de uma forma que a sociedade americana como um todo ainda passava longe de ser.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.