03/08/2022 às 17h19min - Atualizada em 07/08/2022 às 00h00min

Cem anos do rádio no Brasil: as transformações tecnológicas

A tecnologia de transmissão e recepção das ondas de rádio se modificou bastante ao longo do século 20, promovendo também mudanças nas formas de consumo e na programação do veículo.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-08/cem-anos-de-radio-no-brasil-transformacoes-tecnologicas
A tecnologia de transmissão e recepção das ondas de rádio se modificou bastante ao longo do século 20,  promovendo também mudanças nas formas de consumo e na programação do veículo.
 

Até os anos 1940, pesados receptores ocupavam lugares de destaque na sala das casas de quem os podia adquirir e  recebiam sua programação de notícias e entretenimento em ondas curtas ou em amplitude modulada, nosso conhecido am. 

 

No final dos anos 1940, duas novas tecnologias começaram a transformar o conteúdo do rádio: o desenvolvimento da televisão e  a descoberta da frequência modulada, com o nascimento do rádio em fm. 

 

No Brasil , o impacto da televisão no meio rádio começou a ser sentido na década de 1950. Já o rádio fm chegou por aqui um pouco depois, a partir dos anos 1970.

 

As décadas de 1970 e 1980 testemunharam a criação de um padrão de programação, no qual as emissoras em am dedicavam mais tempo à notícias, debates e outras formas de rádio mais afeitas à fala,  enquanto as crescentes emissoras em fm se voltavam à programação musical, com emissoras disputando diferentes segmentos. Da música clássica ao rock.

 

A informatização das redações e o rádio via satélite foram fatores de mudança da década de 1990.

 

Mais recentemente, o desenvolvimento da internet, as transmissões digitais e a migração do rádio am para faixas estendidas em fm estão, mais uma vez, alterando as formas de produção e as propostas de conteúdo das emissoras de rádio.

 

Nesses mais de 100 anos de transformações tecnológicas, seja em am, fm, por satélite ou internet, o rádio segue resistindo e se reinventando, mantendo uma audiência significativa e uma grande importância para a divulgação de informação e cultura. 

 

Cem anos em 100 programas

 
 
 
 
 
 
 
 

100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil




 
 
 
 
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC
 

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

 

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.


Cultura Rio de Janeiro 06/08/2022 - 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil transformações tecnológicas sábado, 6 Agosto, 2022 - 11:01 345:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-08/cem-anos-de-radio-no-brasil-transformacoes-tecnologicas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.