08/08/2022 às 20h02min - Atualizada em 15/08/2022 às 00h00min

Cem anos do rádio no Brasil: a sonoplastia no rádio

A sonoplastia é uma grande aliada das produções radiofônicas, criando um ambiente que transporta o ouvinte para dentro de suas histórias. Tudo usando apenas seus efeitos sonoros.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-08/cem-anos-do-radio-no-brasil-sonoplastia-no-radio
Uma das características mais aclamadas do rádio é sua grande capacidade de despertar a imaginação. A sonoplastia é uma enorme aliada nesse quesito.
 

Na Era de Ouro do rádio, o radioteatro e a radionovela foram os grandes responsáveis por formar os primeiros sonoplastas do Brasil.

 

Mas quando se fala de sonoplastia no Brasil, um nome não pode faltar: Geraldo José. Ele começou sua carreira como office boy na Rádio Tupi, trabalhando ao lado de Paulo Gracindo. Com o tempo ele começou a aprender a arte da sonoplastia e teve uma longa carreira, sendo um dos grandes nomes da sonoplastia não só no rádio, mas como da televisão e do cinema brasileiro.

 

Geraldo José criou um banco de sons inigualável, além de objetos específicos para sonorização de cenas.

 

Mas a sonoplastia não é essencial apenas nas produções ficcionais do rádio, os radiodocumentários, as reportagens especiais e as transmissões esportivas também usam da sonoplastia para enriquecer suas transmissões.

 

A sonoplastia é uma grande aliada das produções radiofônicas, criando um ambiente que transporta o ouvinte para dentro de suas histórias, cheia de cores, cheiros e sabores. Tudo usando apenas seus efeitos sonoros.

 

 

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-08/cem-anos-do-radio-no-brasil-sonoplastia-no-radio
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.