27/09/2022 às 14h57min - Atualizada em 27/09/2022 às 14h57min

Novos modelos do BRT têm cabine de proteção para motoristas; Transolímpica será primeiro corredor a receber veículos

Cabine de proteção foi uma reivindicação dos próprios condutores. De acordo com o poder municipal, os novos veículos só circularão com as portas fechadas.

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou na manhã desta terça-feira (27) os novos modelos do BRT que passarão a circular pela cidade a partir de dezembro. Uma das novidades é uma cabine para a segurança dos motoristas. O objetivo é que os condutores tenham mais segurança.
 
A cabine de proteção foi uma reivindicação dos próprios condutores para que eles fiquem mais seguros.
 
De acordo com o poder municipal, os novos veículos só circularão com as portas fechadas. Eles também terão mais espaço em comparação com os articulados atuais. A ideia é driblar os sucessivos problemas relacionados a circulação de veículos com portas abertas.

“O motor não dá partida se as portas estiverem abertas. É uma segurança para a população”, disse Maína Celidonio, secretária municipal de transportes.

O prefeito Eduardo Paes afirma que a nova frota foi dimensionada para atender as necessidades da população, sem superlotação.
 
“Essa frota foi totalmente dimensionada para atender a necessidade dos corredores do BRT, incluindo a Transbrasil”, disse o prefeito.
 
Um passageiro ficou gravemente ferido na noite de segunda (26) após cair de um articulado do BRT perto do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Na manhã desta terça, um dos veículos foi flagrado aberto e com passageiros com parte do corpo para fora do ônibus na mesma região onde aconteceu o acidente.
De acordo com Celidonio, os novos veículos têm mais acessibilidade.
 
“O antigo ônibus tinha uma rampa de acessibilidade. Os novos têm mais duas. São três rampas. Temos mais assentos para pessoas com problema de acessibilidade, como obesos e idosos. A gente tem um ônibus que permite melhor circulação na parte da frente e entradas USB”, afirmou a secretária.

Cronograma

A previsão da prefeitura é que 40 ônibus no novo modelo comecem a circular em dezembro pela Transolímpica.
 
“A gente sabe que a população está sofrendo, não é simples adquirir os novos ônibus, não têm em prateleira de supermercado, demora mesmo. A gente tem um período de chegada desses novos ônibus que estão vindo. Então, lá pela primeira semana de dezembro, a gente já vai ter o número de ônibus meio que para reinaugurar a Transolímpica. Para toda a Transolímpica ser servida por ônibus novos”, disse o prefeito Eduardo Paes.
 
Em março do ano que vem, os novos ônibus poderão ser vistos na Transcarioca, com cerca de 110 veículos. O último corredor a receber os modelos será o Transoeste, que ainda está em obras.
 
“A gente está fazendo as obras para ajeitar o piso e colocar os ônibus novos e naquela pista com problemas já danifica os veículos novos”, disse Paes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.