30/11/2022 às 13h24min - Atualizada em 30/11/2022 às 16h01min

"Achados do Valongo" expõe peças ligadas às nações africanas

O acervo foi descoberto durante as obras do Porto Maravilha, na região próxima ao Cais do Valongo, na zona portuária do Rio de Janeiro, por onde passaram mais de 700 mil africanos escravizados.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-11/achados-do-valongo-traz-pecas-ligadas-nacoes-africanas









Objetos históricos ligados à cultura negra ganham destaque na exposição “Achados do Valongo”, inaugurada nesta quarta-feira (30), no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira.



Ao todo são 180 peças arqueológicas como cachimbos de barro, búzios, peças em vidro e cerâmica, figas de osso e madeira: objetos ligados à cultura e a espiritualidade de nações africanas e de seus descendentes no Brasil.



O acervo foi descoberto durante as obras do Porto Maravilha, na região próxima ao Cais do Valongo, na zona portuária do Rio de Janeiro, por onde passaram mais de 700 mil africanos escravizados.



Durante a abertura da exposição, o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, destacou o compromisso do Museu em resgatar e resguardar a história.



Inaugurado em 2021, o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira ocupa um edifício centenário no Cais do Valongo, no bairro da Gamboa.



O  rico acervo permanente do museu mistura o presente e o passado e conta com cerca de 2.500 itens. São obras de arte, painéis, mapas, documentos que contam a história da região conhecida como Pequena África, que testemunhou o maior desembarque de africanos arrancados à força de seus países e vendidos como mercadoria escrava mundo afora.


Cultura Rio de Janeiro 30/11/2022 - 13:24 Vitória dos Santos / LP Solimar Luz Achados do Valongo quarta-feira, 30 Novembro, 2022 - 13:24 2:17

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-11/achados-do-valongo-traz-pecas-ligadas-nacoes-africanas
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.