02/05/2024 às 11h22min - Atualizada em 02/05/2024 às 11h22min

A onda de violência que está varrendo São João de Meriti

Cidade do Rio de Janeiro tem registrado o aumento da criminalidade e assustado os moradores e afastado investimentos

Gil Coutinho
Redação
Reprodução da Internet
Maio começou mostrando uma realidade que hoje é vivida pelos moradores de São João de Meriti, uma cidade da Baixada Fluminense que tem sofrido com o aumento da criminalidade. Os números do munícipio podem ter uma influência direta nos dados apresentados pelo Monitor da Violência, que mostram o aumento de 7,4% no número de assassinatos no estado e coloca o Rio de Janeiro na frente do estado de São Paulo.

O fato mais recente aconteceu no início desta quarta-feira (01), quando Deputado Federal Bebeto do PP sofreu um atentado quando passava pela Avenida Comendador Teles no bairro de Vilar do Teles. Na 64º DP da cidade o parlamentar em depoimento disse que um amigo policial que o acompanhava, estava armado e reagiu trocando tiros com os bandidos. "Eu vi que eles estavam armados e eles passaram e me olharam. Quando eles me olharam, eu gritei: "Se liga!". Na mesma hora, eles subiram a calçada e vieram na minha direção. Eu sou hiperconhecido. Não tem condições de não me conhecer, a não ser se não for dali. Eu tenho seis mandados de vereador aqui", contou.
 
Quem vive ou trabalha na cidade já está se acostumando a ver esse tipo de notícia nos imprensa nacional, desde roubos à pedestres e assassinatos a fechamento das lojas e unidades de saúde ordenado por bandidos. Relembre alguns casos:
 
MORTOS EM JADRIM METRÓPOLE
Em julho do ano passado, agentes foram acionados para verificar uma ocorrência de duplo homícidio na Avenida Miguel Couto no bairro de Jardim Metrópole. Pouco tempo depois um terceiro homem deu entrada na UPA do Jardim Íris já sem vida. As investigações até o momento não apontaram a motivação do crime.
 
ASSASSINA COM BEBÊ NO COLO
No mês de novembro o caso que chamou a atenção do país foi o assassinato de Cristiane dos Anjos de 30 anos. Ela estava amamentando um bebê de dois meses quando foi surpreendida pelo ex-marido que atirou contra a Cristiane que morreu na hora, a criança não foi atingida. O crime aconteceu no bairro de Parque Araruama.
 
CRIANÇA ENCONTRADA MORTA DENTRO DE CASA
Já em abril de 2024, uma menina de apenas três anos foi encontrada morta dentro de casa no bairro de Vila Rosali, a criança apresentava sinais de espancamento. Um homem identificado como padrasto da menina foi preso em flagrante por policiais do 21º BPM, vizinhos e parentes tentaram espancar o auto do crime e ele teve que ser protegido pelos agentes de segurança.

Apresentamos apenas três dos muitos casos que ganharam uma projeção nacional, mas pelas redes sociais é fácil encontrar diariamente moradores e comerciantes reclamando do aumento da violência e a insegurança que tomou conta da cidade. Nas postagens os meritienses relatam roubos em pontos de ônibus, barricadas em ruas, assassinatos à luz do dia e o que podemos classificar como uma violência velada: a omissão os órgãos públicos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.