A bailarina Vera Aragão lança nesta quarta-feira o livro Companhia Brasileira de Ballet - realidade com jeito de sonho, que conta a história da Companhia Brasileira de Ballet, iniciativa do armador Paulo Ferraz que teve lugar na cidade do Rio de Janeiro entre 1967 e 1968, em plena ditadura militar.
Segundo Vera, o livro é uma obra importante para quem estuda ou já é formado em Ballet ou dança e para quem ama arte.
Formada na maioria por bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a companhia ocupou inicialmente as instalações do Teatro da República, que logo deu lugar ao intitulado Teatro Novo. O nome Teatro Novo ia além da simplicidade aparente, pretendendo traduzir os ideais de mudança, igualdade e democracia propostos por sua diretoria.
Teatro Novo significava, por exemplo, a inovadora concepção de uma companhia de ballet sem a hierarquia de títulos e sem estrelas. Quanto à concepção arquitetônica, uma vez que o espaço cênico foi aumentado em detrimento do maior número de lugares para os espectadores.
O prefácio do livro foi escrito pela bailarina Ana Botafogo, primeira-bailarina do ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e um dos maiores nomes do ballet clássico no Brasil e no mundo.
O lançamento acontece nesta quarta (7) às 19h, no restaurante La Fiorentina, na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul carioca.
*Com supervisão de Elifas Levi