28/06/2022 às 16h53min - Atualizada em 04/07/2022 às 00h01min

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-06/cem-anos-do-radio-no-brasil-os-programas-femininos
Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente.
 
Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino. Conselhos, culinária, cuidado com os filhos e orientação psicológica formavam a linha básica das atrações. A pauta era definida pelo papel social atribuído à mulher na época: a dona de casa que cuidava do lar.
 

Com o surgimento do radioteatro e, depois, da radionovela, duas autoras se destacaram nas emissoras paulistanas: Dulce Santucci e Ivani Ribeiro. Muitas mulheres se dedicaram à carreira de locutoras e tiveram êxito. É o caso de Vaíta Brasil que, desde criança, tinha o sonho de ser artista. As mulheres tiveram nichos específicos de atuação no rádio, como professoras, contadoras de histórias, promotoras de programas educativos para crianças e, também, em programas com o formato de "escola de pais". Ao longo das décadas, outros conteúdos foram surgindo, mostrando que a emancipação social da mulher também foi encontrando eco no rádio.

 

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo. A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.


Cultura Rio de Janeiro 03/07/2022 - 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil programas femininos domingo, 3 Julho, 2022 - 11:01 423:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-06/cem-anos-do-radio-no-brasil-os-programas-femininos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.